Associação Montessori do Brasil - Seção Paraná : circulação e debates nos jornais paranaenses da década de 1950

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Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSouza, Rafaella Riesemberg de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo se propõe a identificar e examinar a criação da Seção Paraná da Associação Montessori do Brasil, com ênfase no período de 1950, buscando compreender a trajetória e a circulação das propostas e ações voltadas ao Método de Maria Montessori no Paraná. Para tanto, fez-se necessário compreender o papel da Associação Montessori e as relações entre os sujeitos envolvidos com o processo educacional da época. O trabalho se desenvolve a partir da análise de um corpus empírico composto por artigos em periódicos, tais como: O Dia, Diário da Tarde, A Divulgação, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional no período da década de 1950. O estudo também conta com o apoio de um levantamento bibliográfico sobre o tema a partir de teses e dissertações relacionadas a constituição e expansão do método Montessori no estado do Paraná. Para atender aos objetivos firmados, o estudo se ancora em referenciais teóricos voltados a pesquisa histórica, ao ofício do historiador, ao trato com a documentação e ao trabalho com periódicos como fontes históricas, assim como sobre os sentidos da circulação do método montessori no Paraná. Os dados empíricos apontam para alguns resultados, tais como as estratégias de realização de cursos e palestras de formação voltados aos professores das escolas normais no Paraná e demais profissionais interessados no tema do método Montessori, tendo sido algumas dessas palestras patrocinadas pelo Departamento de Educação e Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná. Os dados também revelam que os cursos e as ações realizadas pela Associação - Seção Paraná - tinham objetivo de divulgar as ideias montessorianas, o papel da criança com base no estudo da infância e da psicologia infantil. Outro aspecto relevante diz respeito as estratégias para organizar a empreitada em âmbito local de uma Associação (Montessoriana) já presente e ativa em outros contextos internacionais. A título da exemplaridade das estratégias, identificam-se viagens e participação de educadoras em cursos e palestras realizadas na Itália e no Rio de Janeiro sobre o método Montessori. O contexto de tal debate e proposições em uma teia de relações entre a esfera local, nacional e internacional proporcionou espaço para a criação da Associação Montessori do Brasil Seção Paraná-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to identify and examine the creation of the Paraná Section of the Montessori Association of Brazil, with emphasis on the 1950s, seeking to understand the trajectory and circulation of proposals and actions focused on the Maria Montessori Method in Paraná. Therefore, it was necessary to understand the role of the Montessori Association and the relationships between the subjects involved with the educational process of the time. The work develops from the analysis of an empirical corpus composed by articles in journals, such as: The Day, Daily Afternoon, The Dissemination, available in the National Library Digital Library in the 1950s. The study also has the support of a bibliographical survey on the subject from theses and dissertations related to the constitution and expansion of the Montessori method in the state of Paraná. To meet the stated objectives, the study is based on theoretical references focused on historical research, the historian's craft, dealing with documentation and working with journals as historical sources, as well as on the directions of circulation of the Montessori method in Paraná. The empirical data point to some results, such as strategies for conducting courses and training lectures aimed at teachers of Normal schools in Paraná and other professionals interested in the theme of the Montessori method, having been some of these lectures sponsored by the Department of Education and Culture. of the Paraná Department of Education and Culture. The data also reveal that the courses and actions conducted by the Association - Paraná Section - were intended to disseminate Montessorian ideas, the role of children based on the study of childhood and child psychology. Another relevant aspect concerns the strategies for organizing the local enterprise of an (Montessorian) Association already present and active in other international contexts. As exemplary strategies, trips and participation of educators in courses and lectures held in Italy and Rio de Janeiro on the Montessori method are identified. The context of such debate and propositions in a web of relations between the local, national and international spheres provided space for the creation of the Montessori Association of Brazil Paraná Section-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAssociação Brasileira de Educação Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori, Metodo de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Paraná-
Título: dc.titleAssociação Montessori do Brasil - Seção Paraná : circulação e debates nos jornais paranaenses da década de 1950-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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