Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Ivan Colangelo, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | - |
Autor(es): dc.creator | Pardauil, João Botelho Leão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85552 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85552 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor. Dr. Ivan Salomão | - |
Descrição: dc.description | Projeto (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os trabalhadores da borracha na Amazônia entre 1943 a 1945, com base no pensamento de Michel Foucault. Buscamos compreender como se deu a formação subjetiva desses trabalhadores, cuja função era coletar látex para a industrialização de armamentos e automóveis dos Estados Unidos da América, bem como as relações de poder e as ações das instituições estatais de Vargas na constituição de uma nova identidade dos nordestinos. Para tanto, analisamos discursos políticos, a arte visual como instrumento do capital, e os aspectos sociais da disciplina, punição e controle. O trabalhador nordestino foi moldado pelas forças do Estado e pelos seus discursos, transformados em soldados da borracha para contribuir com a economia dos Estados Unidos e com o desenvolvimento do Brasil | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Borracha - Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da indústria de borracha | - |
Título: dc.title | Trabalhadores da borracha (1943-1945) : uma análise inspirada na genealogia do sujeito de Michel Foucault | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: