Educação financeira para além da escola : a efetividade das ações da estratégia nacional de educação financeira (ENEF)

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Autor(es): dc.contributorCavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica-
Autor(es): dc.creatorPereira, Keren Letícia Sales-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85545-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ribas Cavalieri-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Educação Financeira tem sido considerada, nas últimas décadas, competência relevante para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro. À luz da importância de educar, neste sentido, os cidadãos brasileiros, este estudo se propôs a, com base em ampla análise documental e pautado nas teorias ligadas ao ciclo de políticas públicas, verificar se os públicos "adultos" e "idosos" se beneficiaram da "Estratégia Nacional de Educação Financeira – (ENEF)" e se as iniciativas da política pública estão em linha com as práticas internacionais. Especificamente, o estudo objetivou identificar os esforços para educar financeiramente os brasileiros adultos e idosos dentro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), analisando a evolução e continuidade das ações desde o período de implantação até 2018; levantar os principais produtos, resultados e impactos das ações, para compreensão de sua efetividade; e verificar se as ações estão alinhadas às práticas implantadas em outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e suas diretrizes. O estudo conclui que, no período entre 2011 e 2018, os públicos adultos e idosos são contemplados pela política pública em programas-piloto, bem como que a Estratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil guarda compatibilidade com as diretrizes e práticas internacionais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectFinanças pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleEducação financeira para além da escola : a efetividade das ações da estratégia nacional de educação financeira (ENEF)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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