Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Fernando de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85534 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professora Maria Tereza Carneiro Soares | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na maioria das instituições de ensino que oferecem disciplina(s) de Matemática, e mais especificamente, conteúdos de Geometria (incluindo-se as escolas de ensino básico), percebemos que muitos estudantes têm muita dificuldade na compreensão dos conteúdos referentes a figuras geométricas, para além da memorização da sua definição. Essas dificuldades remetem, principalmente, à visualização, manipulação e representação dessas noções geométricas. Visando um ensino conceitual das figuras geométricas nas séries finais do ensino Fundamental que permita uma melhor compreensão desse conteúdo escolar, apresentarei visões de alguns autores que advogam essa perspectiva conceitual para o ensino da Geometria. Tendo em vista a superação das metodologias tradicionais desse ensino, apresentarei algumas tendências e estratégias didáticas para se trabalhar a Geometria de forma a permitir uma melhor visualização e compreensão dos conceitos geométricos. Nesse mesmo foco, descreverei práticas por mim desenvolvidas como professor de Matemática na escola pública (em estágios das disciplinas de Prática de Docência em Matemática do curso de Licenciatura) para trabalhar de forma diferenciada, citando exemplos de estratégias com uso de material didático que podem ser aplicadas em aulas de Geometria para o ensino fundamental fase II | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos geometricos | - |
Título: dc.title | A geometria no ensino fundamental II : práticas e compreensão conceitual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: