Tendências metodológicas da educação matemática que fundamentam a prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Elisangela de, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daiane Chitko de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85529-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Elisangela de Campos-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho aborda o ensino da Matemática através do estudo de duas Metodologias de Ensino: a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. O objetivo geral do estudo foi investigar e analisar, sobre o ponto de vista de três estudiosos de cada abordagem, o que eles compreendem sobre essas abordagens, apontando semelhanças e diferenças entre seus pontos de vista. A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo específico a análise de livros e teses dos autores sobre as abordagens de ensino utilizadas nas salas de aulas, com o intuito de servir de material didático para auxiliar professores a incorporar essas metodologias nas aulas de matemática. Este material é voltado para graduandos, professores de matemática e interessados sobre os temas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work approaches the teaching of Mathematics through the study of two Teaching Methodologies: Mathematical Modeling and Problem Solving. The overall objective of the study was to investigate, from the point of view of three specialists from each approach, and to analyze what they understood about these approaches, pointing out similarities and differences between their point of views. The research methodology adopted included a bibliographical research, with the specific objective of analyzing the authors' books and theses on the teaching approaches used in classrooms, with the purpose of serving as teaching material to help teachers to incorporate these methodologies in the math classrooms. This material can be used by undergraduates, math teachers and interested people on the subjects-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicações-
Palavras-chave: dc.subjectSoluçao de problemas - Matemática-
Título: dc.titleTendências metodológicas da educação matemática que fundamentam a prática docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.