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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Fasolin, Bruno Domingos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85525 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85525 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os livros didáticos de Matemática, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2018, de modo a investigar como é feita a manipulação geométrica dos Números Complexos; analisar o contexto histórico do surgimento dos Números Complexos; verificar como o conteúdo dos Números Complexos se relaciona com outras áreas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura. Uma das principais motivações do estudo é a de que na disciplina de Matemática de nível Médio, de modo geral, existe uma abordagem puramente algébrica, sem vínculo com aplicações desse conteúdo fora do ambiente matemático. Após a análise dos livros didáticos, é possível verificar que estes abordam os Números Complexos utilizando história e apresentam diversas aplicações desse conteúdo, esses recursos podem ser empregados para despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio na disciplina de Matemática. Outro enfoque do tema pode ser o geométrico, permitindo os alunos visualizarem as operações e propriedades | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Numeros complexos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
| Título: dc.title | Números complexos : uma análise dos livros didáticos do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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