Números complexos : uma análise dos livros didáticos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZimer, Tania Teresinha Bruns-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorFasolin, Bruno Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85525-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Tania Teresinha Bruns Zimer-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os livros didáticos de Matemática, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2018, de modo a investigar como é feita a manipulação geométrica dos Números Complexos; analisar o contexto histórico do surgimento dos Números Complexos; verificar como o conteúdo dos Números Complexos se relaciona com outras áreas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura. Uma das principais motivações do estudo é a de que na disciplina de Matemática de nível Médio, de modo geral, existe uma abordagem puramente algébrica, sem vínculo com aplicações desse conteúdo fora do ambiente matemático. Após a análise dos livros didáticos, é possível verificar que estes abordam os Números Complexos utilizando história e apresentam diversas aplicações desse conteúdo, esses recursos podem ser empregados para despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio na disciplina de Matemática. Outro enfoque do tema pode ser o geométrico, permitindo os alunos visualizarem as operações e propriedades-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNumeros complexos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Análise-
Título: dc.titleNúmeros complexos : uma análise dos livros didáticos do ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.