
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Laura Leal, 1993- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Bruno Cesar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85524 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85524 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Ms. Laura Leal Moreira | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por tema a formação continuada de professores de Matemática. Seu objetivo é apresentar um estudo sobre o programa de formação denominado Matemática Aplicada - CORD desenvolvido nos anos de 2001 e 2002 no Estado do Paraná. Para tal, utilizou-se duas metodologias que permitiram analisar tanto a coleção de livros destinada a essa formação, quanto os aspectos e dinâmicas das reuniões formativas. A Hermenêutica da Profundidade e a História Oral Temática, aos moldes de como o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) vem a utilizando em suas pesquisas, foram as metodologias que embasaram este trabalho. Primeiramente com uma análise sócio histórica buscou-se não somente compreender os autores desse programa e seus objetivos, mas também quem os contratou, neste caso, o Governo do Estado do Paraná. Em seguida, fez-se uma análise da estrutura dos livros onde se evidencia a abordagem pedagógica. Integrado ao corpo deste trabalho, é apresentada a textualização de uma entrevista produzida com o então superintendente de educação, desse programa, da ocasião, onde é revelado o processo formativo e quais objetivos deste. Por fim, explana-se uma intepretação a respeito de toda a pesquisa onde se conclui que o material do programa traz conteúdo e metodologia consonante com seus objetivos e também uma notada imprecisão no planejamento para desenvolvimento e contratação do programa por parte do Governo do Estado do Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work has as its theme the continuing education of mathematics teachers. Its objective is to present a study on the training program called Applied Mathematics - CORD developed in 2001 and 2002 in the State of Paraná. To this end, two methodologies were used that allowed analyzing both the physical material intended for this training, as well as the aspects and dynamics of the training meetings. Depth Hermeneutics and Thematic Oral History, similar to how the Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM) has been using it in their research, were the methodologies that supported this work. Firstly, with a sociohistor cal analysis, we sought not only to understand the authors of this program and its objectives, but also who hired them, in this case, the Paraná State Government. Then, there was an analysis of the structure of the material where the pedagogical approach is evidenced. Integrated into the body of this work, an interview produced with the then superintendent of education, of this project, of the occasion, is presented, where the formative process and its objectives are revealed. Finally, an interpretation of the entire research is explained, which concludes that the program material brings content and methodology in line with its objectives and also a notable imprecision in the planning for the development and contracting of the program by the State Government of the Paraná | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática aplicada | - |
| Título: dc.title | Matemática aplicada CORD : análises do programa de formação continuada para professores do Estado do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: