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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Bordinhão, Letícia Pedroso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85513 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85513 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como foco de análise a conceituação do termo protagonismo no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças na Educação Infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica, desenvolve a intencionalidade de buscar indícios sobre o modo como o conceito de protagonismo é contemplado em vivências na Educação Infantil a partir de práticas educativas que envolvem o educar e cuidar perpassados pelas concepções de criança enquanto ator social, validando e legitimando as ações, interesses e perspectivas que os sujeitos da Infância exercem no contexto educacional, reconhecendo que estas modificam, transformam e se apropriam das relações presentes no contexto em que se inserem. Ao investigar a conceituação do termo protagonismo encontra-se um referencial teórico que indica-o como um conceito híbrido e ainda em processo de conceituação, ora relacionado a garantia de direitos das crianças e da Infância nas estruturas sociais, ora perpassado por metodologias pedagógicas que centralizam as ações das crianças como direcionadores de planejamentos pedagógicos para a Educação Infantil a partir da participação ativa das crianças nas experiências e vivências no contexto em que atuam. Ressalta-se que para o seu desenvolvimento de fato ocorrer é necessário mudanças de estruturas sociais que validam a infância como categoria social que atua no contexto a partir de sujeitos ativos e com especificidades, sendo necessário alterar a maneira como as relações entre adultos e crianças são construídas, não baseadas em percepções destes enquanto sujeitos a vir-a-ser adulto, mas como sujeitos que exercem ação social pelo seu status quo. Para ampliar as análises sobre o conceito de protagonismo, realizou-se uma busca de trabalhos e teorias na área de Estudos da Infância e da Sociologia da Infância que indicam pressupostos teóricos para a fundamentação do conceito, abrangendo as teses da criança como produtora de cultura (FERNANDES, 2004; PRADO; 1999), criança como ator social e a infância como categoria estruturante das relações sociais (CORSARO, 2011; QVORTRUP, 2010; SARMENTO; 2013), e ao mesmo modo, também tentou-se relatar as experiências sobre o protagonismo nas escolas de Reggio Emilia, ao norte da Itália, que contemplam o conceito enquanto princípio em suas propostas pedagógicas. No último capítulo deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca de Trabalhos da ANPED - Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, reconhecendo esta como centro de referência em pesquisas brasileiras na área de Educação, a fim de investigar como o conceito de protagonismo e de participação das crianças em práticas pedagógicas na Educação Infantil são analisadas e contempladas por pesquisadores/as brasileiros/as | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Aspectos sociológicos | - |
| Título: dc.title | Protagonismo na educação infantil : sobre o que falamos? - das discussões teóricas às concepções pedagógicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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