Protagonismo na educação infantil : sobre o que falamos? - das discussões teóricas às concepções pedagógicas

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Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBordinhão, Letícia Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85513-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85513-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como foco de análise a conceituação do termo protagonismo no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças na Educação Infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica, desenvolve a intencionalidade de buscar indícios sobre o modo como o conceito de protagonismo é contemplado em vivências na Educação Infantil a partir de práticas educativas que envolvem o educar e cuidar perpassados pelas concepções de criança enquanto ator social, validando e legitimando as ações, interesses e perspectivas que os sujeitos da Infância exercem no contexto educacional, reconhecendo que estas modificam, transformam e se apropriam das relações presentes no contexto em que se inserem. Ao investigar a conceituação do termo protagonismo encontra-se um referencial teórico que indica-o como um conceito híbrido e ainda em processo de conceituação, ora relacionado a garantia de direitos das crianças e da Infância nas estruturas sociais, ora perpassado por metodologias pedagógicas que centralizam as ações das crianças como direcionadores de planejamentos pedagógicos para a Educação Infantil a partir da participação ativa das crianças nas experiências e vivências no contexto em que atuam. Ressalta-se que para o seu desenvolvimento de fato ocorrer é necessário mudanças de estruturas sociais que validam a infância como categoria social que atua no contexto a partir de sujeitos ativos e com especificidades, sendo necessário alterar a maneira como as relações entre adultos e crianças são construídas, não baseadas em percepções destes enquanto sujeitos a vir-a-ser adulto, mas como sujeitos que exercem ação social pelo seu status quo. Para ampliar as análises sobre o conceito de protagonismo, realizou-se uma busca de trabalhos e teorias na área de Estudos da Infância e da Sociologia da Infância que indicam pressupostos teóricos para a fundamentação do conceito, abrangendo as teses da criança como produtora de cultura (FERNANDES, 2004; PRADO; 1999), criança como ator social e a infância como categoria estruturante das relações sociais (CORSARO, 2011; QVORTRUP, 2010; SARMENTO; 2013), e ao mesmo modo, também tentou-se relatar as experiências sobre o protagonismo nas escolas de Reggio Emilia, ao norte da Itália, que contemplam o conceito enquanto princípio em suas propostas pedagógicas. No último capítulo deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca de Trabalhos da ANPED - Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, reconhecendo esta como centro de referência em pesquisas brasileiras na área de Educação, a fim de investigar como o conceito de protagonismo e de participação das crianças em práticas pedagógicas na Educação Infantil são analisadas e contempladas por pesquisadores/as brasileiros/as-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Aspectos sociológicos-
Título: dc.titleProtagonismo na educação infantil : sobre o que falamos? - das discussões teóricas às concepções pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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