Um estudo sobre as teorias do currículo : reflexões sobre as percepções das vozes na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Renata Peres, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPerly, July Beatriz Rengel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85510-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra. Renata Peres Barbosa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O debate sobre a política cultural de formação das novas gerações, que deve ser implementada nos sistemas educacionais, tem gerado grandes discussões a respeito dos conteúdos culturais a serem ensinados. O campo do currículo está diretamente vinculado a tais debates, concernente a como o ensino deverá ser transmitido e adquirido, a sua qualidade, entre outros, e só pode ser definido levando em conta sua historicidade e as concepções que o sustentam. Desse modo, buscando problematizar o campo do currículo enquanto política cultural, o presente trabalho pretende refletir sobre o campo do currículo escolar, problematizando suas concepções, definições e sentidos para a educação escolar. Para tanto, optou-se por investigar algumas teorias do currículo, sendo elas: teoria tradicional e teoria crítica. Para isso, como opção metodológica, optou-se por fazer uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, buscando apresentar as teorias do currículo, destacando os pressupostos sociais que embasam tais concepções, suas disputas ideológicas e as influências teóricas, bem como os impactos nas instituições escolares. Como hipótese, levantamos que as mediações e ações na escola e currículo podem ir além dos desígnios do poder e controle, como um lugar para a oposição e resistência. Utilizamos como fontes, pesquisas nacionais realizadas no campo do currículo, de autores notadamente reconhecidos na área. O referencial de análise da pesquisa é sustentado pela Teoria Crítica da Sociedade, em especial o filósofo Theodor Adorno. Porém, ela não se restringe apenas ao filósofo Adorno, mas outros estudiosos da escola de Frankfurt, que contribuíram para estudar as teorias críticas. Adorno realiza uma crítica à epistemologia moderna, cunhando o conceito de razão instrumental como hegemônica nas práticas escolares, que pode conduzir a práticas regressivas e de dominação-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The debate on the cultural policy of formation of the new generations, which must be implemented in the educational systems, has generated great discussions about the cultural contents to be taught. The curriculum field is directly linked to such debates, concerning how teaching should be transmitted and acquired, its quality, among others, and can only be defined taking into account its historicity and the conceptions that support it. Thus, seeking to problematize the curriculum field as a cultural policy, the present work intends to reflect on the school curriculum field, problematizing its conceptions, definitions and meanings for school education. Therefore, it was decided to investigate some theories of the curriculum, namely: traditional theory and critical theory. For this, as a methodological option, it was decided to do a bibliographical, documental and field research, seeking to present the theories of the curriculum, highlighting the social assumptions that underlie such conceptions, their ideological disputes and the theoretical influences, as well as the impacts on school institutions. We hypothesize that mediations and actions in school and curriculum may go beyond the designs of power and control as a place for opposition and resistance. We use as sources, national researches carried out in the field of the curriculum, by authors well known in the area. The research analysis framework is supported by the Critical Theory of Society, especially the philosopher Theodor Adorno. However, it is not restricted to the philosopher Adorno, but other scholars of the Frankfurt school who contributed to the study of critical theories. Adorno criticizes modern epistemology, coining the concept of instrumental reason as hegemonic in school practices, which may lead to regressive and domination practices-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia educacional-
Título: dc.titleUm estudo sobre as teorias do currículo : reflexões sobre as percepções das vozes na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.