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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Renata Peres, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Joyce Martins Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85508 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador (a): Prof. (a). Dr. (a). Renata Peres Barbosa | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : No contexto atual brasileiro, a educação escolar está sendo alvo constante de questionamentos sobre sua importância. É inquestionável a urgência de se refletir acerca da questão, e compreender quais as vozes, as problematizações, bem como as propostas em destaque. O Movimento Escola sem Partido vem conquistando visibilidade na agenda educacional, e sua popularidade crescendo, com apoio de grande parcela da população. O movimento conta com diversos materiais produzidos e disponibilizados nas redes sociais e plataformas online, e com projetos de lei propostos e discutidos em audiências públicas em todo o país, apresentados no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais. Idealizado pelo advogado Miguel Nagib, o Movimento defende uma atividade educativa técnica e neutra, onde a atuação do professor deve ser isenta de qualquer viés ideológico. A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre os pressupostos presentes nas proposições do Movimento Escola Sem Partido, buscando depreender a concepção de educação empregada, e refletir sobre as possíveis implicações dentro do espaço escolar e na formação dos estudantes. Utilizamos como fonte os materiais dispostos no site do Movimento, em especial, no que se refere ao papel do professor. Como opção metodológica, optou-se por uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo como referencial de análise a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente as obras do filósofo Theodor W. Adorno, referencial pertinente à análise proposta por apresentar sustentação consistente sobre a concepção de educação. Verificamos que o referencial teórico metodológico da Teoria Crítica da Sociedade se apresenta como adequado potencial de análise das reflexões levantadas, no confronto com as concepções defendidas pelo Movimento Escola Sem Partido, o que permite promover uma reflexão sobre a função social da educação e o sentido de formação, em especial, sobre o papel do professor nos tempos atuais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : In the current Brazilian context, school education is constantly being questioned about its importance. The urgency to reflect on the issue is unquestionable, and to understand the voices, the problematizations, as well as the highlighted proposals. The School Without Party Movement has been gaining visibility in the educational agenda, and its popularity is growing, with the support of a large portion of the population. The movement has various materials produced and made available on social networks and online platforms, and bills proposed and discussed in public hearings throughout the country, presented at the National Congress, Legislative Assembly, Municipalities. Conceived by lawyer Miguel Nagib, the Movement advocates a technical and neutral educational activity, where the teacher's performance should be free from any ideological bias. This research aims to reflect on the assumptions present in the propositions of the School Without Party Movement, seeking to understand the conception of education employed, and to reflect on the possible implications within the school space and the formation of students. We use as source the materials available on the Movement's website, especially regarding the teacher's role. As a methodological option, we opted for a documentary and bibliographical research, having as a referential of analysis the Critical Theory of Society, especially the works of the philosopher Theodor W. Adorno, a pertinent reference to the analysis proposed by presenting consistent support on the conception of education. We verified that the methodological theoretical framework of the Critical Theory of Society presents itself as an adequate potential for the analysis of the raised reflections, in the confrontation with the conceptions defended by the School Without Party Movement, which allows to promote a reflection on the social function of education and the sense of training, in particular, on the role of the teacher in the present times | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | Movimento escola sem partido e função social da escola : reflexões sobre docência | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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