Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Valloto, Joana Asalin da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85505 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, implementado no ano de 1996, com enfoque especial quanto à dimensão de formação para docência. Para isso, busca trazer uma breve perspectiva histórica sobre o Curso de Pedagogia, desde sua criação em 1939, até o surgimento das Diretrizes Nacionais para o Curso de Pedagogia em 2006, e sobre discussões que ocorreram em âmbito nacional em relação ao currículo do Curso. Desta forma buscamos entender como a UFPR se posicionou ao longo do tempo em relação ao Curso de Pedagogia, ao currículo do Curso e à formação acadêmica. Por meio de fontes históricas e bibliografias selecionadas, o propósito foi compreender a reformulação do Currículo do Curso de Pedagogia de 1996, fazendo uma comparação entre o currículo de 1985, e apontando mudanças e permanências em relação à dimensão de formação para a docência | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | - |
Título: dc.title | O currículo do curso de pedagogia da UFPR de 1996 : discutindo à docência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: