
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Cochinski, Jessica Bonato | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85504 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85504 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), procura construir um possível instrumento de avaliação de contexto da educação infantil que aborda a relação das crianças com a natureza e seus elementos, propondo reflexões sobre a maneira como a relação se dá na instituição de educação infantil e do que é importante no ambiente interno e, principalmente externo dessas instituições, para entender e avaliar tal relação. Durante a construção do instrumento realizou-se pesquisas bibliográficas de autores que se debruçam sobre a relação com a natureza e a importância dela durante a infância, entre eles TIRIBA (2018), BARROS (2019), SANTOS (2016), ROSA (2015), além de recorrer à autores que discutem em suas pesquisas o espaço escolar e sua arquitetura dando ênfase aos ambientes naturais, como LIMA (1989), HORN (2007) e SANTOS (2011). Através de instrumentos de avaliação de contexto busca-se uma reflexão sobre a qualidade das escolas que construímos e que desejamos; segundo Bondioli e Savio (2013) a participação é um aspecto fundamental da qualidade, portanto para a construção do instrumento, além das leituras para a primeira versão, contou-se com a apreciação do instrumento por professores especialistas na área ambiental e de professores que atuam na educação infantil. Através da apreciação foi possível notar que a discussão sobre a relação com a natureza raramente acontece de forma espontânea dentro das instituições e, os relatos das professoras mostraram que apenas a leitura e apreciação do instrumento já as levaram a repensar práticas e perceberem a importância do tema no contexto atual. Também se encontrou limites no instrumento como a falta da discussão nos critérios sobre a inserção de diferentes culturas que auxiliassem na relação com a natureza, como as culturas ancestrais. Com a contribuição das professoras chegou-se a uma versão final para possível uso em um processo avaliativo de fato, posterior a esse | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present graduation concluding paper seeks to construct an assessment tool of early childhood education context, that approaches the relation between the children and the nature and its elements. So, it proposes reflections about the how that relation works in the early childhood education's institutions and what is considered important in the environment internal, also the outdoor in theses institutions, for understand and assess those relations. During the first version construction of this tool I performed bibliographic searches of authors that approach the nature and importance of it during the childhood, among them: TIRIBA (2018), BARROS (2019), SANTOS (2016) and ROSA (2015), in addition, authors who discuss about the school space and its architecture, emphasizing the natural environment like LIMA (1989), HORN (2007) and SANTOS (2011). Through this context assessment tool, it demands a reflection about the quality of the schools. According to Bondioli and Savio (2013) the participation is a elementary aspect of quality, so for the second version of the tool's construction I counted with the appreciation of some environmental teachers and early childhood education teachers about this assessment tool. Through the appreciation, it was possible to note the discussion about the relations with the nature rarely happens with spontaneity inside of the early childhood education institutions. And, the teachers' reports show that just the reading and appreciating of the tool were necessary for they rethink the practices and realize the importance of the topic in the current context. Also, it founds some limits in the tool assessment, as the lack of discussion about the insertion of different cultures that would help in the relation with nature, as the ancestral cultures. So, with the teachers' contribution, a final version was reached for the use, in the fact, in a real assessment process about the relations between the early childhood education and the nature | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relaçao homem e natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Título: dc.title | A relação entre crianças e natureza na educação infantil : criação de um instrumento de avaliação de contexto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: