Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ormeño, Gabriela Reyes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Juliane Cristina Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Jéssica Aparecida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85503 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Gabriela I. Reyes Ormeño | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho considerou a viabilidade do programa ACT - Raising Safe Kids, de prevenção a violência infantil, inicialmente com proposta direcionada aos pais, mas que agora ampliou-se para o ambiente escolar, no trabalho com professores. Com o objetivo de analisar quais ações e ferramentas foram aceitas pelos professores para a reestruturação de suas práticas através de uma das ferramentas propostas pelo programa, nomeada "Caixa dos Sonhos", realizada na segunda sessão, que aborda o tema "A Violência na Vida das Crianças", utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, em que as pesquisadoras estiveram na respectiva sessão e documentaram, a partir de registro cursivo, a fim de averiguar quais ações e ferramentas foram aceitas pelos professores para a reestruturação de suas práticas, dialogando com relatos do cotidiano. Contou com a participação de cinco professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Curitiba. Os resultados apontam que os professores apresentam insuficiência de conhecimento sobre o tema do desenvolvimento infantil em relação com a violência na escola e suas definições; possuíam dúvidas sobre os tipos de ações e sobre quais práticas são mais adequadas e sobre a importância do trabalho conjunto da escola, família e especialistas, enfatizou-se a necessidade de uma rede de apoio efetiva e a importância de desenvolver a empatia para promoção de relacionamentos saudáveis. Como resultado, pode-se perceber que o tema violência necessita de maior elucidação por parte dos professores, além de reconhecer a importância de formação específica e como a efetividade do trabalho da rede de apoio é primordial para a proteção e desenvolvimento infantil | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work considered the feasibility of the ACT - Raising Safe Kids program to prevent child violence, initially with a proposal aimed at parents, but now it has expanded to the school environment, working with teachers. In order to analyze one of the tools proposed by the program, named "Box of Dreams", held in the second session, which addresses the theme "Violence in the Life of Children", we used the action research methodology, in which Researchers were in the respective session and documented, from the cursive record, in order to ascertain which actions and tools were accepted by the teachers to restructure their practices, dialoguing with daily reports. It was attended by five teachers from a Municipal pre-kindergaten and Elementary School in Curitiba. The results show that teachers have insufficient knowledge on the theme of child development in relation to school violence and its definitions; had doubts about the types of actions and which practices are most appropriate and about the importance of the joint work of the school, family and specialists, emphasized the need for an effective support network and the importance of developing empathy to promote healthy relationships. As a result, can be seen that the theme of violence needs further clarification by teachers, in addition to recognizing the importance of specific training and how the effectiveness of the support network's work is paramount for child protection and development | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência - Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
Título: dc.title | "Caixa dos sonhos" ACT - programa de prevenção à violência : análise com professores de educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: