A transição do 5º para o 6º ano em escola de vulnerabilidade social : o que pensam as crianças e as famílias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorBenevenute, Patrícia Santos-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jakeline Kerlly de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85500-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como tema o processo de transição dos estudantes do 5° para o 6° ano do Ensino Fundamental em condições de vulnerabilidade. Nesta perspectiva, buscou-se compreender a Função Social da escola, dialogando com autores que apresentam ações que podem influenciar tanto na educação quanto na formação de professores e crianças. Foram analisados documentos de referencial histórico, para que, por meio da observação e investigação, fosse apresentado o que ocorre durante esse período de transição. Estabeleceu-se como objetivo central investigar, por meio de pesquisa de campo, como as crianças enfrentam o desafio das mudanças de escola, de professores, de tempo e espaço, o que pensam a respeito, elas e também suas famílias. Desse modo, realizou-se a pesquisa em uma escola da rede pública municipal, de ensino fundamental, localizada na cidade de Pinhais/PR, em bairro considerado de vulnerabilidade social, com baixa renda. Optou-se, juntamente com a direção e a pedagoga, por uma tarde exclusivamente para a realização da entrevista com os alunos pré-selecionados do 5° ano. Os principais resultados apresentados são os motivos que direta ou indiretamente causam dúvidas ao estudante nessa transição, que constituem incertezas quanto aos conteúdos e a quantidade de matérias do ano que está por vir. Além disso, a falta de conhecimento prévio, de orientação e de preparo por parte da escola, de forma que encaminhe a criança a sucessivas aproximações a esse novo universo. Um dos aspectos, contudo, se destacou entre os demais: os estudantes que dialogam com seus familiares sentem mais segurança no processo de mudança. Por meio da pesquisa realizada, pode-se verificar que o diálogo, tanto na escola quanto nas famílias, é imprescindível para o desempenho educacional, que tem como base o respeito mútuo e a afetividade-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work has as its theme the transition process of students from 5th to 6th grade of elementary school in vulnerable conditions. It aims to present the contributions of the student / school / family relationship to the process of change through observation and investigation of what students and their families think. To this end, we set as objectives to examine how we constitute what we understand today as a public school in Brazil. Thus, in addition to conducting a bibliographic research, analyzing documents in various instances, an investigative field research was conducted, through an interview with students and family, conducted in a public school institution located in the city of Pine forests, Paraná. The main results we present are the reasons that directly or indirectly cause doubts in the student due to the transition from the 5th to the 6th grade of elementary school, which constitute procedural and continuous educational orientations that lead the child and adolescent to successive approaches. to this new universe. One aspect, however, stood out among the others: students who dialogue with their families feel more secure in the process of change. Through the research, it can be verified that the participative dialogue of both the school and the families is essential for the educational performance, which is based on mutual respect and, above all, affection-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA transição do 5º para o 6º ano em escola de vulnerabilidade social : o que pensam as crianças e as famílias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.