Entre cambalhotas, malabares e palhaçadas : as contribuições das atividades circenses na educação infatil a partir do eixo linguagem movimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPaula, Isabela Luisa Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85498-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como tema a compreensão da relevância do eixo Linguagem Movimento, a partir das propostas circenses, para que essas contribuam no processo de desenvolvimento corporal e imaginativo das crianças. O estudo foi realizado em uma escola municipal do município de Curitiba em uma turma do Pré, possuindo um caráter qualitativo destacado como uma pesquisa-ação, que visa compreender atividades circenses destinadas as crianças pequenas, a partir da observação, da interpretação das informações coletadas, do planejamento da ação, e sua execução, durante este processo. A pesquisa de campo buscou refletir sobre o incentivo da capacidade de auto reconhecimento e compreensão das diferenças, e das múltiplas formas de expressão corporal, para que essas contribuam no respeito as diferentes manifestações artísticas e culturais. Por fim, destaca-se a contextualização das representações singulares e sua contribuição para as brincadeiras das crianças, possibilitando assim uma vivência mais significativa de interação entre os pares, e situações imaginativas mediadas pelas práticas circenses-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCircos-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal em crianças-
Título: dc.titleEntre cambalhotas, malabares e palhaçadas : as contribuições das atividades circenses na educação infatil a partir do eixo linguagem movimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.