Compreensão leitora na leitura em papel e em dispositivos digitais em estudantes de pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKruszielski, Leandro, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLucas, Hannah Kathryn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85497-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Analisar as preferências de materiais dos estudantes de pedagogia faz refletir sobre quais são as contribuições das mídias digitais para a mudança dos diferentes níveis de compreensão de leitura no desenvolvimento da Educação Superior e em que medida as amostras analisadas favorecem práticas de desenvolvimentos na formação de leitores aptos a lidar com meios digitais, se não também com o impresso. Informações sobre compreensão leitora na leitura em papel e em dispositivos digitais em estudantes de pedagogia, foram obtidas por meio de um questionário. Para isto, estudantes de pedagogia foram orientados a ler o texto "O Ato de Estudar", de Paulo Freire, completando apenas uma leitura total. Contudo, alguns estudantes fizeram a leitura de todo o texto disponível em papel e a outros foram disponibilizados tablets para que realizem a leitura nestes dispositivos. Após a leitura do texto, os participantes foram orientados a responder um questionário a fim de levantar dados sobre a compreensão do texto lido, tendo sido observados todos os procedimentos éticos conforme preconiza a Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/12. Pode-se concluir que os resultados obtidos em relação a compreensão de leitura entre o dispositivo físico e o digital, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Analyzing the preferences of the pedagogical students on the subject of material reflects on what are the contributions of digital media to change the different levels of reading comprehension in the development of higher education and to what extent the analyzed samples favor development practices in the formation of apt readers dealing with digital media, if not also with print. Information about reading comprehension in reading on paper and digital devices in pedagogy students was obtained through a questionnaire. For this, pedagogy students were instructed to read Paulo Freire's "The Act of Studying", completing only one full reading. However, some students have read all the text available on paper and others have made tablets available for reading on these devices. After reading the text, the participants were instructed to answer a questionnaire in order to collect data on the comprehension of the text read, and all ethical procedures were observed as recommended by the National Health Council Resolution 466/12. It can be concluded that the results obtained regarding reading comprehension between the physical device and the digital one did not present statistically significant differences-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino superior)-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Título: dc.titleCompreensão leitora na leitura em papel e em dispositivos digitais em estudantes de pedagogia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.