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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Sandra Regina Dias da, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Otto, Franciele Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85491 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85491 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Dias da Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo sobre a inserção do professor/pedagogo com necessidades especiais buscando entender o processo de contratação e adaptação no mercado de trabalho, tendo como estudo a contextualização histórica da deficiência, bem como importantes leis que visam à plena inclusão de pessoas com necessidades especiais. Acredita-se que acompanhar o desenvolvimento e as transformações no que diz respeito ao professor/pedagogo com algum tipo de deficiência é de grande importância para todos os profissionais que atuam na educação. Conhecendo e analisando como o processo de contratação de pessoas com necessidade especiais vem acontecendo, pode se perceber todas as modificações em que o mesmo sofreu ao longo dos anos. Embora a consolidação da concepção de cidadania esteja em processo de garantia atualmente, as pessoas com necessidades especiais sofrem frente à gigantesca exclusão econômica e dificuldades para serem inseridas no mercado de trabalho. O presente estudo teve como metodologia a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, adotando como método o estudo de caso e a técnica a revisão bibliográfica e entrevista semi-estruturada. A pesquisa revelou historias de profissionais que atuam na área há mais de 12 anos, que enfrentaram um pouco de preconceito em algum momento da vida, mas, souberam levar como aprendizado e hoje sentem orgulho de sua trajetória profissional. Além disso, observou-se que ainda faltam conhecimentos ao que se refere a lei de cotas, uma vez, que poucos deficientes sabem do seu direito em relação ao seu uso no mercado de trabalho bem como em concursos públicos, ou até mesmo sentem dificuldades devido a burocracia em se comprovar que realmente é deficiente. Todavia, não basta apenas ter leis que visem a garantia da inclusão, mas, é necessário que a pessoa com deficiência não se esconda atrás de sua limitação seja ela física ou cognitiva que possui, mas que busque aceitar a diferença, reivindicando assim seus direitos, pois estes muito mais que privilégios, são mecanismos legais para a promoção da necessária igualdade e, se constantemente invocados, passam a fazer parte do cotidiano, numa construção diuturna de uma nova cultura, embasadora de uma sociedade inclusiva, em que as diferenças serão respeitadas e protegidas pelo próprio povo, independente de qualquer lei, e aí sim, todos seremos efetivamente iguais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper aims to deepen the study on the insertion of the teacher / pedagogue with special needs seeking to understand the process of hiring and adaptation in the labor market, having as a study the historical contextualization of disability, as well as important laws aiming at the full inclusion of students. people with special needs. It is believed that accompanying the development and transformations with regard to the teacher / educator with some kind of disability is of great importance to all professionals working in education. Knowing and analyzing how the process of hiring people with special needs has been happening, you can see all the changes that it has suffered over the years. Although the consolidation of the conception of citizenship is currently under guarantee, people with special needs suffer from the gigantic economic exclusion and difficulties to be inserted in the job market. The present study had as methodology the qualitative descriptive research, adopting as method the case study and the technique the bibliographic review and semi- structured interview. The research revealed stories of professionals working in the field for over 12 years, who faced a little prejudice at some point in life, but knew how to take as learning and today are proud of their professional career. In addition, it was noted that quota law is still lacking knowledge, as few disabled people know about their right to use it in the labor market as well as in public tenders, or even experience difficulties due to bureaucracy to prove that it really is deficient. However, it is not enough just to have laws aimed at guaranteeing inclusion, but it is necessary that the person with disabilities does not hide behind their limitation, whether physical or cognitive, but seeks to accept the difference, thus claiming their rights, because these are more than privileges, they are legal mechanisms for the promotion of the necessary equality and, if constantly invoked, become part of daily life, in the daily construction of a new culture, the basis of an inclusive society, in which differences will be respected and protected by the people themselves, regardless of any law, and then yes, we will all be effectively equal | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores com deficiências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Título: dc.title | Professor/pedagogo com necessidades especiais no mercado de trabalho | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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