Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Negri, Gabriela Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85490 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85490 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Tem sido comum observar a prática da meditação com maior frequência em muitos espaços. Desta maneira, também buscou-se encontrar essa ação em contextos educacionais, como um recurso potente para trabalhar com o desenvolvimento da atenção plena. Esse treinamento da mente pode ser conhecido com o nome de mindfulness. Portanto essa prática integrada à sala de aula, pode contribuir com a aprendizagem, com o aumento da criatividade, da empatia e relacionamento entre os alunos e professores, refletindo no seu rendimento escolar. A metodologia desse trabalho, buscou agrupar as pesquisas relevantes realizadas com esse tema entre o período de 2009 a 2019. A escolha da década reflete uma postura moderna que ainda carece de resultados maiores. Sendo assim, foi necessário realizar um levantamento teórico para embasar o uso e aspectos positivos da meditação para o desenvolvimento integral da criança, como suporte no aprendizado intelectual, moral, emocional e físico. As pesquisas realizadas em periódicos online analisadas concluem que existem maiores centros educacionais interessados em tornar essa ação como parte integrante da proposta pedagógica. Os benefícios encontrados nas pesquisas teóricas englobam um maior controle da mente, das emoções, dos pensamentos e do corpo, possibilitando um desenvolvimento integral. Um desafio encontrado no caminho revela que existem poucas pesquisas empíricas sobre o assunto dificultando a análise comparativa de resultados. É preciso que professores e gestores busquem conhecer sobre esse assunto à fim de coloquem em prática tais ações e comprovem seus benefícios | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Lately, it has been common to observe more often the meditadion practice in many spaces. Thus, it was also sought to find this action in Educational contexts, as a potent resource to work with the development of full attention.This mind training can be named as mindfulness. Therefore this practice integrated with the classroom, can contribute to learning, increasing creativity, empathy and the relationship between students and teachers, reflecting on their school performance.The metodology of this project, searched to group the relevant researches executed with this theme between 2009 and 2019. The choice of the decade reflects a modern stance that still lacks better results. Consequently, it was necessary to conduct a theoretical survey to support the use and the positive aspects of meditation for the integral development of the child, as a support in intelectual, moral, emocional and physical learning. The researches conducted in online journals concludes that there are larger educational centers interested in making this action as an integrated part of the pedagogical proposal. The Benefits founded in theoretical researches embraces a better control of the mind, emotions, thoughts and body, enabling an integral development. A challenge encountered along the way reveals that there is little research on the subject, that hampers the comparative Analysis of results. It is essential that teachers and managers seek to know about this subject in order to put these action into practice and prove their benefits | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meditação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção plena (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Efeitos da meditação em contexto escolar : uma revisão sistemática da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: