Crianças com dificuldades comportamentais e pais que frequentam o programa ACT Para Educar em Ambientes Seguros

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrmeño, Gabriela Reyes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fernanda do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85489-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gabriela I. Reyes Ormeño-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os maus tratos durante a infância é uma temática cada vez mais presente nos noticiários, e quando uma criança vivência ou sofre algum tipo de violência, ela pode ter prejuízos na sua saúde mental, no seu desenvolvimento podendo apresentar problemas de comportamento a curto e longo prazo. Este estudo teve como objetivo verificar os estilos parentais e comportamento dos pais que participaram do programa Adultos e Crianças Juntos - para Educar Crianças em Ambientes Seguros. Realizou-se também uma análise do instrumento de verificação de comportamento, Questionário de Capacidades e Dificuldades, que foi associado aos instrumentos. O programa foi aplicado e realizado com 6 pais em uma Escola Municipal. Este programa é dividido em oito sessões, que englobam aspectos do desenvolvimento infantil, comportamentos esperados, a violência na vida das crianças, como entender e controle da raiva, crianças e os meios eletrônicos de comunicação, disciplina e estilos parentais, e comportamentos positivos. Neste estudo não foi possível concluir os encontros, em consequência da desistência dos participantes, dessa forma acabamos encerrando o programa antecipadamente e com apenas 2 participantes. Os dados demonstraram 53% das respostas corresponderam ao nível excelente de estilos parentais, tais resultados apontam um estilo parental autoritativos. Em relação ao questionário de capacidades e dificuldades verificou se que na pontuação geral de dificuldades maioria das crianças apresentaram-se em risco de desenvolvimento e problemas de conduta. No que se refere aos sintomas emocionais a maioria apresentou comportamento normal. Este instrumento tem se demostrado como uma ferramenta sensível para captar os problemas que são abordados pelo programa e apresenta índices positivos de validade e confiabilidade. Conclui se que apesar dessa intervenção não ter sido finalizada, outros estudos demonstram resultados satisfatórios com a implementação do programa e ressaltou se a necessidade de trabalhos de intervenção e prevenção aos maus tratos infantis-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Child maltreatment is a growing theme in the news, and when a child experiences or experiences some kind of violence, he or she may have mental health impairment, and may develop behavioral problems in the short and long term. This study aimed to verify the parenting styles and behavior of parents who participated in the Adults and Children Together program - to Educate Children in Safe Environments. An analysis of the behavior verification instrument, Capacity and Difficulties Questionnaire, which was associated with the instruments was also performed. The program was applied and conducted with 6 parents in a Municipal School. This program is divided into eight sessions, which cover aspects of child development, expected behaviors, violence in children's lives, how to understand and control anger, children and electronic media, discipline and parenting styles, and positive behaviors. In this study it was not possible to conclude the meetings, as a result of the participants withdrawing, so we ended the program in advance and with only 2 participants. Data showed 53% of responses corresponded to the excellent level of parenting styles, such results pointing to an authoritative parenting style. Regarding the skills and difficulties questionnaire, it was found that in the overall difficulty score, most children were at risk for development and conduct problems. Regarding emotional symptoms, most showed normal behavior. This instrument has been shown as a sensitive tool to capture the problems that are addressed by the program and has positive validity and reliability indices. It is concluded that although this intervention has not been finalized, other studies show satisfactory results with the implementation of the program and stressed the need for intervention and prevention of child abuse-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectViolência em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e violência-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Maus-tratos-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Participação dos pais-
Título: dc.titleCrianças com dificuldades comportamentais e pais que frequentam o programa ACT Para Educar em Ambientes Seguros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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