
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Steffen, Fernanda Neves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85488 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85488 | - |
| Descrição: dc.description | Professor orientador: Ângelo Ricardo de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Está pesquisa busca problematizar os desafios que um gestor escolar deve administrar, para um trabalho de qualidade em relação aos conflitos que se manifestam nas relações cotidianas, focalizando o objeto da pesquisa na relação da gestão democrática X gestão autoritária. Traz também uma discussão sobre as relações e as disputas de poder. A análise utiliza dados de uma pesquisa de sondagem e investigação com gestores e professores, o levantamento apresenta algumas reflexões que foram levadas em consideração a respeito da ética do profissional, bem como a influência que o gestor exerce sobre a organização, funcionamento, acompanhamento do trabalho de toda a equipe. Desde os aspectos pedagógicos do aprendizado ao financeiro, material e relacional. Estamos vivendo no cenário político inconstâncias. Pensando nesses fatos a pesquisa busca elencar questões, desafios e conflitos que se manifestam nas relações cotidianas e a eticidade dentro das instituições de educação infantil | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research seeks to problematize the challenges that a school manager must manage, for a quality work in relation to the conflicts that manifest themselves in daily relations, focusing the research object in the relationship of democratic management vs. authoritarian management. It also brings a discussion of power relations and disputes. The analysis uses data from a survey research and investigation with managers and teachers, the survey presents some reflections that were taken into consideration regarding the ethics of the professional, as well as the influence that the manager has on the organization, operation, monitoring of work. from the whole team. From the pedagogical aspects of learning to financial, material and relational. We are living in the political scenario inconstancy. With these facts in mind, the research seeks to list issues, challenges and conflicts that manifest themselves in daily relationships and ethics within early childhood education institutions | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Título: dc.title | Os conflitos de gestão educacional nas instituições públicas de educação infanti | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: