Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Paraná

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Gabriele Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85487-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O avanço vivido nas últimas décadas no Brasil em termos de acesso e cobertura na educação básica tem dialogado e suscitado novas demandas relacionadas a efetivação da política educacional, daí a crescente discussão acerca da qualidade da oferta. As notáveis conquistas e ganhos associados à universalização do ensino abriram caminho para novos desafios que trazem para o campo de pesquisa a indispensabilidade de pensar e discutir a existência ou não de condições de qualidade escolar que possibilitem, finalmente, melhores condições de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é construir e analisar o panorama das condições de qualidade de oferta do Ensino Fundamental no Paraná, com delimitação às informações das escolas de anos iniciais das redes municipais de ensino para o ano de 2017. Para tanto, o método de análise quantitativa empregada foi o Índice de Condições de Qualidade (ICQ), indicador construído em um programa de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Políticas Educacionais da UFPR e descrito em Gouveia, Souza e Schneider (2011). A análise dos resultados do ICQ teve como ênfase os indicadores agregados das redes municipais do estado, a análise panorâmica dos indicadores parciais que compõem o indicador de base, Índice de Condições do Professor (ICP), Índice de Condições Materiais da Escola (ICME) e Índice de Condições de Gestão (ICG), fomentados pelos questionários de contexto dos professores, aplicadores e diretores das escolas que realizaram a edição de 2017 da Prova Brasil, além da análise panorâmica dos indicadores agregados dos municípios paranaenses com sistema de ensino legalmente instituídos. O estudo demonstra regularidade de condições de qualidade em metade das redes municipais, a outra metade da amostra representa os municípios com os melhores e piores resultados no ICQ, evidenciando um cenário de desigualdade intraestadual em termos de condições de qualidade da oferta do ensino. Os resultados dos indicadores parciais reforçam o cenário de desigualdade entre os municípios. Ademais, quando comparadas as médias do ICQ, os municípios com sistema próprio apresentam melhores condições de qualidade que o cenário total das escolas municipais paranaenses. De modo geral, os dados apresentados no ICQ revelam a necessidade da ação da política educacional na forma do provimento do cargo de diretor, na existência e efetividade dos Conselhos de Escola, nos salários dos professores e seus planos de carreira, bem como maior investimento em condições materiais, de modo a oportunizar uma educação em condições de qualidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The progress experienced in recent decades in Brazil in terms of access and coverage in basic education has dialogued and raised new demands related to the implementation of educational policy, hence the growing discussion about the quality of supply. The remarkable achievements and gains associated with the education universalization paved the way for new challenges that bring to the field of research the indispensability of thinking and discussing the existence or not of school quality conditions that enable better learning conditions. In this context, the objective of the present work is to construct and analyze the panorama of the quality conditions of supply of Elementary Education in Paraná. Therefore, the quantitative analysis method used was the Quality Conditions Index (ICQ), an indicator built on a research program developed at the Center for Educational Policies at UFPR and described in Gouveia, Souza and Schneider (2011). The analysis of the ICQ results focused on the aggregate indicators of the educational systems from the state, the panoramic analysis of the partial indicators that make up the baseline indicator, Teacher Condition Index (ICP), School Material Condition Index (ICME) and Management Condition Index (ICG), fomented by teachers' contextual questionnaires, applicators and principals of the schools that held the 2017 edition of Prova Brasil, as well as a panoramic analysis of the aggregate indicators of the paranaense municipalities with a legally established education system. The study demonstrates regularity of quality conditions in half of the municipal systems, the other half of the sample represents the municipal systems with the best and worst results in the ICQ, showing a scenario of intrastate inequality in terms of quality conditions provision. The partial indicators results reinforce the inequality scenario between municipalities. Moreover, when ICQ averages are compared, municipalities with their own system have better quality conditions than the total scenario of municipal schools in Paraná. In general, the data presented in the ICQ reveal the need for educational policy action in the form of directorial provision, the existence and effectiveness of the School Councils, teachers' salaries and career plans, as well as greater investment in material conditions, so as to provide an education in quality conditions-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Municipalização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Controle de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação publica - Paraná-
Título: dc.titleCondições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Paraná-
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