A arte educação em espaços escolares e não escolares, da cidade e do campo no município de Morretes - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorFaria, Naila Maina Lagroteria Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85485-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Édina Mayer Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo problematiza a formação acadêmica da Licenciatura em Artes diante da vivência da Arte Educação em espaços escolares e não escolares, da cidade e do campo no município de Morretes – PR. Tal intenção busca o fortalecimento das relações Universidade-Escola através do processo de formação acadêmica. Deseja ainda impactar o perfil das políticas públicas locais para adensar e qualificar o acesso ao lazer, cultura, arte e educação enquanto direitos elementares. A metodologia utilizada foi baseada na etnografia, na experiência através da vivência e registros semanais ao longo de três anos junto aos espaços formais e não formais de Educação no município citado. As reflexões permitem dizer que as relações Universidade-Escola poderiam ser mais afinadas com a implementação de alternativas de mobilidade para que os estágios obrigatórios pudessem contribuir com o enfrentamento de outra fragilidade que é a ausência de oferta das diferentes linguagens da Arte no cotidiano das escolas da cidade e do campo. Ainda ficou nítida que as possibilidades de oferta pública às atividades de Arte Educação em espaços não escolares sofreu interdição mais pela limitada compreensão do gestor de cultura acerca de sua função do que pela ausência de possibilidades na relação Universidade-Comunidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião)-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleA arte educação em espaços escolares e não escolares, da cidade e do campo no município de Morretes - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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