Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Ana Elisa de Castro, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Leila dos Santos Hassan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85481 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 31/05/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 85-87 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa dissertação reflete sobre a arte urbana - especialmente o graffiti - no contexto do ensino de artes. Parte-se da análise das práticas de arte educação desenvolvidas pela autora no ensino de artes na educação básica e propõe-se interfaces com o estudo das ciências ambientais. A pesquisa lança um olhar ao Projeto Paranaguá Mais Cores, desenvolvido no centro histórico da cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, buscando interpretar o papel desse projeto para a disseminação da arte urbana nos ambientes da cidade. Seguindo o trajeto da arte urbana no centro de Paranaguá, a pesquisadora, educadora e artista revisita suas práticas de arte educação, buscando incorporar questões ambientais na abordagem da arte na escola.Questões como o território da arte urbana, os processos artísticos, políticas culturais e sujeitos artistas passam a interessar na abordagem das práticas. Com estasreflexões, expande-se a abordagem da arte urbana e do graffiti para além de sua perspectiva técnica, para pensar os ambientes da cidade e a própria cidadania. A pesquisa se desafiou a aproximar o ensino de artes do ensino com temas da educaçãoambiental, buscando ampliar a consciência dos educandos e da educadora frente aos desafios do conhecimento e valorização dos ambientes em que vivem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation reflects on urban art - especially graffiti - making an analysis of the art education practices developed by the author in the teaching of art in basic education and proposing interfaces with the study of environmental sciences. The research approaches the Paranaguá Mais Cores Project seeking to interpret its role in the dissemination of urban art in the environments of the city of Paranaguá, Paraná's coast. In this path, the researcher, educator and artist, reviews her art education practices, seeking to incorporate environmental issues in the approach to art in school. Issues such as the territory of urban art, artistic processes, cultural policies and the subject of artists become of interest in the approach to practices. With these reflections, the approach to urban graffiti art is expanded beyond its technical perspective, to think about the environments of the city and citizenship itself, designing and developing activities related to Environmental Education with students, allowing to expand critical awareness towards the challenges of knowledge and appreciation of the environments in which they live. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | A arte urbana na escola : o graffiti no ensino de arte em uma perspectiva socioambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: