Revisão bibliográfica sobre pesquisas que articulam educação e arte afro brasileira (2018-2021)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLhorente, Sthefanie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85479-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 33-34-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo desta pesquisa foi identificar as pesquisas que articulam a educação e a arte afro-brasileira produzidas no período de 2018-2021 e incluídas no banco de teses da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a construção do trabalho utilizamos como abordagem a pesquisa bibliográfica a partir do descritor e operador booleano educação AND arte afro-brasileira. As principais referências teóricas para pensar o tema foram as produções de Megg Rayara Gomes de Oliveira (2012) e Fernanda Fares Lippmann Trovão (2021) e Lucimar Rosa Dias (2015). A pesquisa é qualitativa do tipo Revisão Bibliográfica. Realizou-se a seleção das pesquisas usando como critério inicial ter no título o conceito arte afro-brasileira e a educação. Como resultado foram encontradas 666 dissertações e teses no banco de dados da CAPES e selecionadas seis que tinham foco específico de acordo com a pesquisa. A partir disto foram analisados os seis textos e com isso, conclui-se que todos eles apontem que é necessário contextualizar o histórico de lutas população negra e que há necessidade de pressupor uma análise crítica da realidade brasileira para a obtenção do compromisso com o combate ao racismo, o que de certa forma inviabiliza e esconde a produção de artistas negros e negras.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Título: dc.titleRevisão bibliográfica sobre pesquisas que articulam educação e arte afro brasileira (2018-2021)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.