
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lhorente, Sthefanie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85479 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85479 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Lucimar Rosa Dias | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 33-34 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta pesquisa foi identificar as pesquisas que articulam a educação e a arte afro-brasileira produzidas no período de 2018-2021 e incluídas no banco de teses da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a construção do trabalho utilizamos como abordagem a pesquisa bibliográfica a partir do descritor e operador booleano educação AND arte afro-brasileira. As principais referências teóricas para pensar o tema foram as produções de Megg Rayara Gomes de Oliveira (2012) e Fernanda Fares Lippmann Trovão (2021) e Lucimar Rosa Dias (2015). A pesquisa é qualitativa do tipo Revisão Bibliográfica. Realizou-se a seleção das pesquisas usando como critério inicial ter no título o conceito arte afro-brasileira e a educação. Como resultado foram encontradas 666 dissertações e teses no banco de dados da CAPES e selecionadas seis que tinham foco específico de acordo com a pesquisa. A partir disto foram analisados os seis textos e com isso, conclui-se que todos eles apontem que é necessário contextualizar o histórico de lutas população negra e que há necessidade de pressupor uma análise crítica da realidade brasileira para a obtenção do compromisso com o combate ao racismo, o que de certa forma inviabiliza e esconde a produção de artistas negros e negras. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Título: dc.title | Revisão bibliográfica sobre pesquisas que articulam educação e arte afro brasileira (2018-2021) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: