Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Grange, Luciana, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Fülber, Vanessa Tais Mohr | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85475 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Luciana Grange | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho possui caráter de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi investigar a interação das crianças com os seres vivos do solo sob a perspectiva da educação da atenção. O conceito de educação da atenção foi elaborado pelo antropólogo Tim Ingold e remete a sintonia fina do nosso sistema perceptivo e o meio ambiente. Os participantes foram crianças que frequentavam a Escola de Artes Gasparzinho, localizada no município de Palotina-Paraná. As atividades ocorreram em forma de oficinas didáticas e foram desenvolvidas em cinco encontros. Como instrumento de produção de dados recorremos à observação participante, o diário de bordo e a elaboração de desenhos. A análise de dados foi realizada a partir da triangulação de dados e o embasamento teórico da pesquisa. Com base na análise durante os encontros, descritas em um diário de bordo foi possível identificar as experiências compartilhadas, sendo elas, a alegria, a curiosidade, a afetividade e o fluxo de vida no solo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Título: dc.title | Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada a perspectiva da educação da atenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: