Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada a perspectiva da educação da atenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIared, Valéria Ghisloti, 1983--
Autor(es): dc.contributorGrange, Luciana, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorFülber, Vanessa Tais Mohr-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85475-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Valéria Ghisloti Iared-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Luciana Grange-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho possui caráter de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi investigar a interação das crianças com os seres vivos do solo sob a perspectiva da educação da atenção. O conceito de educação da atenção foi elaborado pelo antropólogo Tim Ingold e remete a sintonia fina do nosso sistema perceptivo e o meio ambiente. Os participantes foram crianças que frequentavam a Escola de Artes Gasparzinho, localizada no município de Palotina-Paraná. As atividades ocorreram em forma de oficinas didáticas e foram desenvolvidas em cinco encontros. Como instrumento de produção de dados recorremos à observação participante, o diário de bordo e a elaboração de desenhos. A análise de dados foi realizada a partir da triangulação de dados e o embasamento teórico da pesquisa. Com base na análise durante os encontros, descritas em um diário de bordo foi possível identificar as experiências compartilhadas, sendo elas, a alegria, a curiosidade, a afetividade e o fluxo de vida no solo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Título: dc.titleAnálise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada a perspectiva da educação da atenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.