No fio e na agulha me faço : (des)tecendo o gênero e (h) a cura através da escrita

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Autor(es): dc.contributorSierra, Jamil Cabral, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorTrevisan, Lucí A Guerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85472-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 52-55-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivos (1) promover um processo de auto biografia propondo reflexões políticas, acadêmicas e existenciais sobre o corpo e a identidade de gênero, assim como tecer reflexões auto teóricas que atravessam as produções artísticas desta estudante de pedagogia; (2) analisar e conceituar os dispositivos de poder cisnormativos que exerceram colonialidades sobre esse corpo; (3) pensar e propor possibilidades políticas de resistência na escrita acadêmica e poética como enfrentamento a cistemas de poder-saber constituídos de forma interseccional. Para cumprir tais objetivos, neste trabalho de conclusão de curso, a autora propõe o movimento de escritas de cartas e bilhetes para o pretérito em diálogo com a sua produção artística feita durante o período de isolamento social articulando com conceitos chaves de análise para promover possibilidades de cura através da escrita acadêmica, em contraponto a produção de saberes que estabelecem colonialidades de saber-poder e que operam através de cistemas de produção de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionResumen : Este trabajo tiene como objetivo (1) promover un proceso de auto biografía proponiendo reflexiones políticas, académicas y existenciales sobre el cuerpo y la identidad de género, así como tejer reflexiones auto teóricas que atraviesen las producciones artísticas de esta estudiante de pedagogía; (2) analizar y conceptualizar los dispositivos de poder cisnormativo que ejercieron colonialidades sobre este cuerpo; (3) pensar y proponer posibilidades políticas de resistencia en la escritura académica y poética como confrontación a los sistemas de poder-saber constituidos interseccionalmente. Para cumplir con tales objetivos, en este trabajo final, la autora propone el movimiento de escribir cartas y notas al pasado en diálogo con su producción artística realizada durante el período de aislamiento social, articulándos e con conceptos claves de análisis para promover posibilidades de sanación a través de la escritura académica, en contrapunto a la producción de conocimiento que establece colonialidades de poder y opera a través de sistemas de producción de conocimiento.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGenero - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Título: dc.titleNo fio e na agulha me faço : (des)tecendo o gênero e (h) a cura através da escrita-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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