Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Secco, Maria Eugênia Daroit | - |
Autor(es): dc.creator | Mandarino, Beatriz Yaemi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85466 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a. Doutora Luciana Ribeiro Pinheiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 53-58 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Em 2019, um novo Decreto (Decreto no 9765/2019) que institui a Política Nacional de Alfabetização foi expedida no Governo Bolsonaro. Dentre as ações estabelecidas a partir desse, surge o programa Conta Pra Mim, da Secretaria de Alfabetização, que é disciplinado pela Portaria MEC no 421, de 2020, no qual os livrosde literatura infantil disponíveis serão tomados como objeto de estudo. Com o objetivo de analisar, no Programa Conta Pra Mim, possíveis contribuições dos livros de literatura infantil disponíveis para a formação cultural plural de crianças entre 0 e 6anos. A pesquisa se justifica diante das múltiplas possibilidades de ampliação do repertório cultural infantil a partir das narrativas visuais e textuais contidas na literatura infantil. Para isso, fundamentamos nossas reflexões em autoras como Zilberman(2003), Coelho (2000), Cademartori (1986), Salisbury & Styles (2013), Linden (ano) e diversas outras, para traçar concepções de Literatura Infantil e Criança, considerando principalmente o contexto brasileiro. As análises nos revelaram que o programa Conta pra mim apresenta narrativas visuais pouco representativa da vasta cultura brasileira; material pouco acessível considerando a realidade digital de grande parcela do público a quem se destina ("famílias brasileiras, tendo prioridade aquelas em condição de vulnerabilidade socioeconômica"); redução de possibilidades de experiências leitoras visto que as expressões/linguagens artísticas e plásticas que compõem as ilustrações/narrativas visuais foram realizadas por uma mesma ilustradora, Vanessa Alexandre, usando a mesma técnica e material, os textos escritos apresentam adaptações reducionistas de contos clássicos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Título: dc.title | As narrativas visuais e suas possibilidades : uma análise do programa Conta pra Mim | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: