Reflexões sobre a elaboração do BNCC do ensino médio : a voz de professores do estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorBarbosa, Renata Peres, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSypczuk, Alexandra Rubian da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85462-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Renata Peres Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 41-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso pretendeu elucidar o conhecimento por parte dos professores e pedagogos do ensino público do estado do Paraná, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os seus sujeitos na elaboração do Ensino Médio em nosso Estado. Usando como metodologia e ferramenta qualitativa um questionário feito no google formulário, com perguntas abertas e fechadas sobre a percepção dos docentes e pedagogos sobre o tema, e com referenciais bibliográficos (KRAMER, 1997; LOPES, 2018; MOREIRA E SILVA, 1994; SILVA, 2018; BARBOSA, 2021; FARIA E SILVA, 2019, SILVA, 2019; CAETANO, 2019; AGUIAR, 2018), a fim de fundamentar cientificamente as problemáticas aqui destacadas. A literatura vêm demonstrando que a base possui um caráter prescritivo e impositivo, demonstrando que o processo hegemônico na formação de um currículo comum nacional pode aparentar boas intenções, mas oculta no processo os interesses mercantis de uma sociedade calcada no poder econômico, massificando o saber com o objetivo de formar os estudantes para o mercado de trabalho, sem o preparo intelectual esperado, desta forma privilegiando as classes mais abastadas que podem ter o acesso à educação privada e diferenciada.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleReflexões sobre a elaboração do BNCC do ensino médio : a voz de professores do estado do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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