A arte das palavras nas práticas de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Jussara Rezende-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Danieli Passos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85449-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Jussara Rezende Araújo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo apresenta estudos e pesquisas que foram realizadas nos módulos curriculares Trabalho de Conclusão de Curso VII e VIII. No entanto, é resultado também de um percurso de estudos realizados nos módulos precedentes de Projetos de Aprendizagem. Estudando as problemáticas que envolvem o tema da leitura e da escrita na educação básica conhecemos um imenso campo que é o processo de ensino-aprendizagem na educação em geral. Desta forma, delimitamos uma problemática específica que é a criatividade do professor nos processos de aquisição da leitura e da escrita. Nosso estudo propõe suportes e instrumentos da arte-educação como forma de tornar a aquisição da linguagem escrita como um processo que deve ser de interatividade e de ensino-aprendizagem. Buscamos criar condições para que o estudante adquira consciência de que a palavra não é apenas código, mas também resultado de práticas sociais que legitimam o código. Utilizando a metodologia de trabalho por projetos encontramos na articulação do uso do dicionário de maneira léxico-semântica os sentidos diversos das palavras, com arranjos pedagógicos das dinâmicas de Jogos de dramatização e das técnicas dramatúrgicas da Contação de histórias. Vamos descrever aqui alguns esquemas para serem utilizados em salas de aulas de alfabetização e letramento. Os esquemas e dinâmicas criadas foram resultados de leituras de textos de Paulo Freire, de Piaget, Wallon, Vygotsky e Habemas de onde colhemos conceitos operacionais básicos. Resultam também dos colóquios com nossa mediadora nos módulos realizados e aqui citados. Consideramos suas abordagens conjuntos de princípios, e também métodos que muito ainda temos a explorar. A presente delimitação pretende contribuir para qualidade social das nossas salas de aulas que tanto almejamos, auxiliando a classe dos professores.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião)-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Ensino corretivo-
Palavras-chave: dc.subjectContadores de histórias - Técnica-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleA arte das palavras nas práticas de ensino-aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.