Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Valéria Correa de Toledo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Débora Patricia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85444 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85444 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa Dra Roberlayne Roballo | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que visou analisar como a reprovação interfere no direito de aprender do adolescente em escola situada em região de vulnerabilidade social e o que os alunos e as pedagogas. A pesquisa foi realizada em um colégio Estadual da cidade de Curitiba e teve como amostragem um total de 40 alunos do 9° ano e duas pedagogas. Sabe-se que a reprovação é uma realidade presente dentro das escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social e pode estar relacionada a uma série de fatores como: dificuldades de aprendizagem, alto número de faltas dos estudantes, falta de apoio familiar, necessidade de ingressar no mercado de trabalho, entre outros. Para desvelar este problema, utilizou-se como metodologia a pesquisa em fontes bibliográficas e de campo através de questionários composto por 5 questões para os alunos e 6 questões para as pedagogas, abordando os seguintes temas: Reprovação e evasão escolar, métodos de avaliação na escola, tempos e espaços escolares, desigualdades sociais e participação da família em relação aos estudos. Apresentamos como resultado de que na escola pesquisada, segundo as pedagogas, a principal causa de reprovação dos jovens do 9° ano é o alto índice de faltas. A questão da vulnerabilidade social é fundamental para ser debatida e enfrentada no cotidiano da escola pública, uma vez que reúne estudantes que trazem consigo as marcas do abandono social e individual e estão sempre presentes nos resultados da reprovação e fracasso escolar | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Título: dc.title | A reprovação e o direito de aprender do adolescente em escola situada em região de vulnerabilidade social : o que pensam os alunos e as pedagogas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: