A reprovação e o direito de aprender do adolescente em escola situada em região de vulnerabilidade social : o que pensam os alunos e as pedagogas

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Autor(es): dc.contributorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Valéria Correa de Toledo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Débora Patricia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85444-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Roberlayne Roballo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que visou analisar como a reprovação interfere no direito de aprender do adolescente em escola situada em região de vulnerabilidade social e o que os alunos e as pedagogas. A pesquisa foi realizada em um colégio Estadual da cidade de Curitiba e teve como amostragem um total de 40 alunos do 9° ano e duas pedagogas. Sabe-se que a reprovação é uma realidade presente dentro das escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social e pode estar relacionada a uma série de fatores como: dificuldades de aprendizagem, alto número de faltas dos estudantes, falta de apoio familiar, necessidade de ingressar no mercado de trabalho, entre outros. Para desvelar este problema, utilizou-se como metodologia a pesquisa em fontes bibliográficas e de campo através de questionários composto por 5 questões para os alunos e 6 questões para as pedagogas, abordando os seguintes temas: Reprovação e evasão escolar, métodos de avaliação na escola, tempos e espaços escolares, desigualdades sociais e participação da família em relação aos estudos. Apresentamos como resultado de que na escola pesquisada, segundo as pedagogas, a principal causa de reprovação dos jovens do 9° ano é o alto índice de faltas. A questão da vulnerabilidade social é fundamental para ser debatida e enfrentada no cotidiano da escola pública, uma vez que reúne estudantes que trazem consigo as marcas do abandono social e individual e estão sempre presentes nos resultados da reprovação e fracasso escolar-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Título: dc.titleA reprovação e o direito de aprender do adolescente em escola situada em região de vulnerabilidade social : o que pensam os alunos e as pedagogas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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