O professor e o pedagogo como sujeito criativo

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Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Ana Terra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85443-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tania Stoltz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo qualitativo se propõe a investigar o professor e opedagogo em ambiente escolar como sendo sujeitos criativos e promotores dodesenvolvimento da criatividade em seus alunos. E, como objetivos específicos,reconhecer o professor e o pedagogo como promotores do desenvolvimento dacriatividade; e identificar, a partir das percepções de professores, a criatividade emsua ação pedagógica para o desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala deaula. Como metodologia, realizou-se um levantamento bibliográfico em quatroperiódicos científicos considerados relevantes nas áreas da educação e dapsicologia (CAPES, SciELO, ERIC e Web of Science), das pesquisas querelacionam criatividade, trabalho docente e ambiente escolar. Realizou-se também,a aplicação de um questionário online com uma parcela de dezesseis professores epedagogos, que atuam no ambiente escolar e realizam o atendimentocorrespondente aos anos iniciais do ensino fundamental, de 1o ao 5o ano, para obteras percepções desses profissionais acerca da criatividade em sua ação pedagógicae nos reflexos desta, no desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala deaula. A literatura aponta para o professor e o pedagogo como responsáveis pelapromoção da criatividade e pela falta desta também. No entanto, têm relacionadoessa falta aos impedimentos e fatores inibidores do contexto escolar e às falhas nasformações inicial e continuada desses profissionais. Foram obtidas respostas, emsua maioria, convergentes ao que aponta a literatura acerca da convicção dosprofessores e pedagogos, a respeito da importância de suas ações serem assertivasno desenvolvimento da criatividade, tendo eles apresentado algumas característicasde personalidade do profissional criativo em suas respostas. A percepção dosprofessores demonstra consciência da influência do trabalho do professor e dopedagogo no desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula,evidenciando que a criatividade pode ser desenvolvida na escola-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade (Educação)-
Título: dc.titleO professor e o pedagogo como sujeito criativo-
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