A música no início do ensino fundamental e a mudança de referencial : uma visão a partir dos livros didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975--
Autor(es): dc.contributorSchultz, Deyse, 1994--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorNadalini, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85441-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Deyse Dayane Schultz-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema proposto no estudo apresentado tem como base a presença e ausência da música no início do Ensino Fundamental, a perda referencial com a música trazendo uma visão a partir dos livros didáticos. Com o intuito de buscar maior aprofundamento, além da pesquisa bibliográfica que faz referência sobre a música na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento das crianças, foi realizada uma pesquisa no campo empírico em uma escola particular localizada na cidade de Curitiba, este estudo ocorreu com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. A realização desta pesquisa tem como objetivo nos ajudar a compreender as demandas da nova etapa (Ensino Fundamental), expressar como as crianças se sentem com a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, além de demonstrar como a música é importante no desenvolvimento das crianças e as contribuições que traz para o crescimento intelectual, social e educacional de cada indivíduo. Com o término da pesquisa bibliográfica e as informações coletadas através da pesquisa empírica, conclui-se que a música é de extrema importância na vida das crianças, infelizmente sua participação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é quase inexistente, mesmo sendo comprovado que contribui de maneira positiva em sala de aula trazendo benefícios tanto para o educador quanto para o educando, ressalta-se que apesar da diminuição da música as crianças apresentaram boa adaptação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a ausência da música não foi sentida fortemente conforme o esperado ao início da pesquisa-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMusica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e crianças-
Título: dc.titleA música no início do ensino fundamental e a mudança de referencial : uma visão a partir dos livros didáticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.