
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Karina Eufrásio | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmidt, Andréia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85439 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85439 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma observação e análise sobre a importância da literatura e contação de histórias na Educação Infantil, com o intuito de verificar se as questões como morte e gênero, considerados temas tabus/complexos pela sociedade estão presentes na leitura e literatura partilhadas com crianças pequenas e quando não são abordados, entender quais são os pretextos apresentados pelas professoras/educadoras em não abordá-los. Nessa pesquisa, realizamos um breve percurso sobre a história da literatura infantilno mundo, como ela se constituiu no Brasil, como se estabeleceu a inclusão de livros literários nas instituições educacionais infantis e quais foram os programas governamentais que se instituíram ao longo dos anos. A metodologia escolhida foi um estudo de caso em um CMEI na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba/PR, onde as pesquisadoras acompanharam como ocorria o momento da leitura, quais as histórias compartilhadas e como era a participação das crianças durante a mediação das professoras/educadoras que trabalhavam coma literatura infantil. Entendemos que a literatura tem um papel fundamental na construção do imaginário e que a maneira como ela é desenvolvida nos primeiros anos da infância é crucial para formar um sujeito-leitor. Para fundamentar essapesquisa, utilizaremos principalmente, os conhecimentos dos seguintes estudiosos: Coelho (2000), Copes e Saveli (2007), Cordeiro (2018), Corsino (2014), Debus(2006), Kirchof e Bonin (2016), Kramer e Barbosa (2016), Lajolo e Zilberman (2007) | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar historias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Morte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Título: dc.title | A importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: