A importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógico

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Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Karina Eufrásio-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Andréia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:49:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:49:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85439-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma observação e análise sobre a importância da literatura e contação de histórias na Educação Infantil, com o intuito de verificar se as questões como morte e gênero, considerados temas tabus/complexos pela sociedade estão presentes na leitura e literatura partilhadas com crianças pequenas e quando não são abordados, entender quais são os pretextos apresentados pelas professoras/educadoras em não abordá-los. Nessa pesquisa, realizamos um breve percurso sobre a história da literatura infantilno mundo, como ela se constituiu no Brasil, como se estabeleceu a inclusão de livros literários nas instituições educacionais infantis e quais foram os programas governamentais que se instituíram ao longo dos anos. A metodologia escolhida foi um estudo de caso em um CMEI na cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba/PR, onde as pesquisadoras acompanharam como ocorria o momento da leitura, quais as histórias compartilhadas e como era a participação das crianças durante a mediação das professoras/educadoras que trabalhavam coma literatura infantil. Entendemos que a literatura tem um papel fundamental na construção do imaginário e que a maneira como ela é desenvolvida nos primeiros anos da infância é crucial para formar um sujeito-leitor. Para fundamentar essapesquisa, utilizaremos principalmente, os conhecimentos dos seguintes estudiosos: Coelho (2000), Copes e Saveli (2007), Cordeiro (2018), Corsino (2014), Debus(2006), Kirchof e Bonin (2016), Kramer e Barbosa (2016), Lajolo e Zilberman (2007)-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar historias-
Palavras-chave: dc.subjectMorte-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Título: dc.titleA importância da literatura e da contação de histórias na educação infantil : sobre a tematização ou não de morte e gênero no cotidiano pedagógico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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