
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Sandra Regina Dias da, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Dayane Leticia Cit de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:51:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:51:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85438 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85438 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina D. da Costa | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar se e como a desnutrição interfere na formação e no desenvolvimento neurobiológico/psicológico de um indivíduo, evidenciando sua relação com o processo de aprendizagem, além de analisar as contribuições da produção neurocientífica à Educação e à prática pedagógica. O estudo teve como metodologia uma abordagem qualitativa, em que foi adotada a técnica de coleta de dados por meio de uma revisão bibliográfica, incluindo fontes primárias e secundárias, e pesquisa da produção científica em três bases de dados (MedLine, PePSIC e SciELO) entre os anos de 2014 e 2019. Nestas bases foram localizadas, analisadas e discutidas publicações que envolveram a questão norteadora: Quais os impactos da desnutrição no desenvolvimento neuropsicológico da criança? Obteve-se expressivo número de publicações que envolveram nutrição e desenvolvimento, porém, um terço delas não relacionavam estes aspectos ao processo de aprendizagem e à Educação. Ao evidenciar um movimento pouco expressivo na prática com relação à interseção do campo científico de ensino-aprendizagem e o chão de sala de aula, demonstrou-se que o campo interdisciplinar entre neurociências, nutrição e educação, demandava estudos que contribuíssem para a prática em sala de aula. A pesquisa e a interseção entre a produção científica e a prática educacional, neste contexto, foram entendidas como alicerces essenciais para fomentar uma educação de qualidade no Brasil | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to investigate and how malnutrition interferes in the formation and neurobiological / psychological development of an individual, highlighting its relationship with the learning process, as well as analyzing how the contributions of neuroscientific production to education and pedagogical practice. The study had as methodology a qualitative approach, which adopted the technique of data collection through a bibliographic review, including primary and secondary sources and research of scientific production in three databases (MedLine, PePSIC and SciELO) between 2014 and 2019. On these bases were found, analyzed and discussed publications that involve an important question: What are the impacts of malnutrition on the neuropsychological development of children? The significant number of publications involving nutrition and development is obtained, but one of them does not relate these aspects to the learning and education process. By highlighting a slight movement in practice regarding the intersection between the scientific field of teaching and learning and the classroom floor, demonstrate what is the interdisciplinary field between neuroscience, nutrition and education, require studies that contribute to classroom practice. from class to class. Research and an intersection between scientific production and educational practice, in this context, have been introduced as essential foundations for fostering quality education in Brazil | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Nutrição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurociências | - |
| Título: dc.title | O impacto da desnutrição no desenvolvimento neuropsicológico da criança | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: