O impacto da desnutrição no desenvolvimento neuropsicológico da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMelo, Dayane Leticia Cit de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85438-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85438-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sandra Regina D. da Costa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar se e como a desnutrição interfere na formação e no desenvolvimento neurobiológico/psicológico de um indivíduo, evidenciando sua relação com o processo de aprendizagem, além de analisar as contribuições da produção neurocientífica à Educação e à prática pedagógica. O estudo teve como metodologia uma abordagem qualitativa, em que foi adotada a técnica de coleta de dados por meio de uma revisão bibliográfica, incluindo fontes primárias e secundárias, e pesquisa da produção científica em três bases de dados (MedLine, PePSIC e SciELO) entre os anos de 2014 e 2019. Nestas bases foram localizadas, analisadas e discutidas publicações que envolveram a questão norteadora: Quais os impactos da desnutrição no desenvolvimento neuropsicológico da criança? Obteve-se expressivo número de publicações que envolveram nutrição e desenvolvimento, porém, um terço delas não relacionavam estes aspectos ao processo de aprendizagem e à Educação. Ao evidenciar um movimento pouco expressivo na prática com relação à interseção do campo científico de ensino-aprendizagem e o chão de sala de aula, demonstrou-se que o campo interdisciplinar entre neurociências, nutrição e educação, demandava estudos que contribuíssem para a prática em sala de aula. A pesquisa e a interseção entre a produção científica e a prática educacional, neste contexto, foram entendidas como alicerces essenciais para fomentar uma educação de qualidade no Brasil-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to investigate and how malnutrition interferes in the formation and neurobiological / psychological development of an individual, highlighting its relationship with the learning process, as well as analyzing how the contributions of neuroscientific production to education and pedagogical practice. The study had as methodology a qualitative approach, which adopted the technique of data collection through a bibliographic review, including primary and secondary sources and research of scientific production in three databases (MedLine, PePSIC and SciELO) between 2014 and 2019. On these bases were found, analyzed and discussed publications that involve an important question: What are the impacts of malnutrition on the neuropsychological development of children? The significant number of publications involving nutrition and development is obtained, but one of them does not relate these aspects to the learning and education process. By highlighting a slight movement in practice regarding the intersection between the scientific field of teaching and learning and the classroom floor, demonstrate what is the interdisciplinary field between neuroscience, nutrition and education, require studies that contribute to classroom practice. from class to class. Research and an intersection between scientific production and educational practice, in this context, have been introduced as essential foundations for fostering quality education in Brazil-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Nutrição-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociências-
Título: dc.titleO impacto da desnutrição no desenvolvimento neuropsicológico da criança-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.