O GT Ensino Médio do Consed como articulador das políticas educacionais : uma análise no contexto da Lei n. 13.415/2017

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Autor(es): dc.contributorSilva, Monica Ribeiro da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cleverson Jose dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:50:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:50:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85437-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Monica Ribeiro da Silva-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na condição de articulador das políticas educacionais, desde a década de1980, o CONSED figura como espaço de relações horizontais - entre as secretarias estaduais de educação – e verticais – entre os estados e a União. Porém, o regime de colaboração na educação é frágil, o que reflete na implementação das políticas públicas. Assim, as discussões no interior do GT Ensino Médio do CONSED, composto por técnicos das secretarias estaduais, sintetizam as dificuldades e possibilidades de conexão entre os entes federados. Nesse contexto, a reforma do Ensino Médio é destacada por meio das propostas do Poder Executivo ou do Poder Legislativo, as quais resultam na Lei n° 13.415/2017. Por consequência, o Ensino Médio está diante da fragmentação da Educação Básica, da formação limitada pela flexibilização curricular e dos mecanismos de privatização. Mediante as contradições da reforma, o estudo compreende os burocratas integrantes do GT Ensino Médio do CONSED como sujeitos importantes no processo de implementação da Lei n°13.415/2017, porque seu trabalho representa as lacunas dos sistemas estaduais de ensino em efetivar a política imposta pela União. Para tanto, os questionários aplicados aos técnicos e o registro da observação de um dos encontros do GT são fontes que fundamentam essa pesquisa (GIL, 2008). Através destes, fez-se uso da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), metodologia que permite a definição de categorias temáticas ou núcleos de sentido com o objetivo de estabelecer inferências a partir dos dados. Nesse cenário, a pesquisa identifica, por parte dos técnicos, posições contraditórias sobre a reforma, a valorização das relações horizontais, os entraves na relação com o MEC e a dinâmica de implementação ainda centrada nas "escolas-piloto"-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Since the 1980s CONSED articulate educational policies and has been a space of relations between the state departments of education and between the states and the Union. However, this programme of collaboration in education is fragile, and this fragility is reflected in the implementation of public policies. Thus, discussions within the CONSED High School WG, which is comprised of technicians from state departments, have been used to summarise the difficulties and possibilities of association between the federated entities. In this context, the reform of High School is highlighted through the proposals of the Executive or LegislativePower, which results in the Law No. 13,415 / 2017. As a consequence, the secondary school is facing the fragmentation of basic education and limited training by curricular flexibility and privatization mechanisms. Through the contradictions of the reform, this study understands the bureaucrats who are members of the CONSED High School WG as important subjects in the process of implementing Law No. 13.415 / 2017, because their work represents the gaps of state education systems in effecting the policy imposed by the Union. Therefore, the questionnaires applied to the technicians and the observation record of one of the WG meetings are the sources that support this research (GIL, 2008). Through these, we made use of content analysis (BARDIN, 1977), a methodology that allows the definition of thematic categories or meaning cores in order to establish conclusions from the data. In this scenario, the research identifies, on the part of the technicians, contradictory positions about the reform, the valorization of the horizontal relations, the obstacles in the relationship with the MEC and the implementation dynamics still centred on the"pilot schools"-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleO GT Ensino Médio do Consed como articulador das políticas educacionais : uma análise no contexto da Lei n. 13.415/2017-
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