
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Landini, Sonia Regina, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antunes, Julyane | - |
| Autor(es): dc.creator | Pansera, Danielle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85435 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85435 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dra Sonia Regina Landini | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A escola é uma das mais importantes instituições sociais e sua responsabilidade social vai além de passar a diante os legados científicos do ser humano, sendo um ambiente de socialização de culturas. Considerando que não existe uma cultura única, cada indivíduo possui um capital cultural que foi agregando ao longo de suas experiências e aprendizados, todas as expressões culturais presentes na escola devem ser consideradas como norteadoras da prática educativa. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em identificar, por meio de estudo bibliográfico e um questionário semiestruturado, os elementos que explicam as desigualdades educacionais, utilizando as contribuições de Pierre Bourdieu, sociólogo francês. Nesse sentido, os conceitos de capital cultural e de arbitrário cultural dominante auxiliam na compreensão de que a realidade educacional vigente é pautada na desigualdade, tendo em vista que a escola mantém o capital cultural dominante como referência para os critérios de escolha de conteúdos, avaliação, e práticas de ensino | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The school is one of the most important social institutions and its social responsibility goes beyond passing on the scientific legacies of the human being, being an environment of socialization of cultures. Considering that there is no unique culture, each individual has a cultural capital that has been aggregating throughout their experiences and learning, all cultural expressions present in the school should be considered as guiding educational practice. The general objective of this research is to identify, through bibliographic study and a semi-structured questionnaire, the elements that explain educational inequalities, using the contributions of Pierre Bourdieu, French sociologist. In this sense, the concepts of cultural capital and dominant cultural arbitrariness help in understanding that the current educational reality is based on inequality, considering that the school maintains the dominant cultural capital as a reference for the criteria of content choice, evaluation, and teaching practices | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bourdieu, Pierre, 1930-2002 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
| Título: dc.title | A escola e desigualdades sociais em Pierre Bourdieu | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: