A escola e desigualdades sociais em Pierre Bourdieu

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Autor(es): dc.contributorLandini, Sonia Regina, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Julyane-
Autor(es): dc.creatorPansera, Danielle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85435-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra Sonia Regina Landini-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola é uma das mais importantes instituições sociais e sua responsabilidade social vai além de passar a diante os legados científicos do ser humano, sendo um ambiente de socialização de culturas. Considerando que não existe uma cultura única, cada indivíduo possui um capital cultural que foi agregando ao longo de suas experiências e aprendizados, todas as expressões culturais presentes na escola devem ser consideradas como norteadoras da prática educativa. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em identificar, por meio de estudo bibliográfico e um questionário semiestruturado, os elementos que explicam as desigualdades educacionais, utilizando as contribuições de Pierre Bourdieu, sociólogo francês. Nesse sentido, os conceitos de capital cultural e de arbitrário cultural dominante auxiliam na compreensão de que a realidade educacional vigente é pautada na desigualdade, tendo em vista que a escola mantém o capital cultural dominante como referência para os critérios de escolha de conteúdos, avaliação, e práticas de ensino-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The school is one of the most important social institutions and its social responsibility goes beyond passing on the scientific legacies of the human being, being an environment of socialization of cultures. Considering that there is no unique culture, each individual has a cultural capital that has been aggregating throughout their experiences and learning, all cultural expressions present in the school should be considered as guiding educational practice. The general objective of this research is to identify, through bibliographic study and a semi-structured questionnaire, the elements that explain educational inequalities, using the contributions of Pierre Bourdieu, French sociologist. In this sense, the concepts of cultural capital and dominant cultural arbitrariness help in understanding that the current educational reality is based on inequality, considering that the school maintains the dominant cultural capital as a reference for the criteria of content choice, evaluation, and teaching practices-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBourdieu, Pierre, 1930-2002-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade-
Título: dc.titleA escola e desigualdades sociais em Pierre Bourdieu-
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