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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Precoma, Eliane Cleonice Alves, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paula, Elisangela Gomes de Souza de | - |
| Autor(es): dc.creator | Elias, Dayane Thays | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85434 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85434 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora. Dra Eliane Cleonice Alves Precoma | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os encaminhamentos pedagógico-sociais adotados por pedagogos e demais profissionais atuantes na Rede de Proteção Governamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o enfrentamento do abandono escolar. A metodologia de investigação fundamenta-se nos procedimentos de pesquisas exploratórias no banco de dados na página do curso de Pedagogia da UFPR e no Banco de Dados SCIELO, para tanto foram utilizados os descritores "rede", "proteção" e "pedagogos", num recorte temporal entre o período compreendido entre os anos 2013 e 2018, tais referenciais trouxeram uma compreensão inicial dos conceitos de rede de proteção e da atuação do pedagogo. A fundamentação teórica e a construção metodológica embasaram-se nos autores (LUNA, 1997), (MORAES, LA TORRE, 2006) e (MORIN, 2015); e o estudo de GONÇALVES e GUARÁ (2010) referenda a conceitualização de redes. Para a construção dos instrumentos de pesquisa, as autoras basearam-se em (MARCONI E LAKATOS, 1999) e (SZYMANSKI, 2018). Na compreensão e tratamento dos dados utilizou-se dos princípios da pesquisa qualitativa (LUDKE EANDRÉ, 1986). Partindo do objeto de estudo, foi construído três protocolos de pesquisa, sendo duas entrevistas reflexivas desenvolvidas com pedagogas e um questionário respondido por profissionais que atuam na assistência social, na saúde e no conselho tutelar. A partir das respostas dos profissionais, da escuta ativa e qualificada, realizou-se a análise dos resultados obtidos e a partir deles foram identificados alguns encaminhamentos pedagógico-sociais, já adotados pelos profissionais, que compõem a Rede de Proteção Governamental, tais como: 1) a importância da atuação da família na vida escolar da criança e do adolescente, 2) a atuação da escola, e também 3) a relevância do trabalho articulado na Rede de Proteção. Dos resultados obtidos chegou-se a conclusão de que o abandono escolar está relacionado às condições de vulnerabilidade pessoal e social nas quais as crianças e suas famílias estão submetidas e à complexidade dos papéis da família e do Estado na proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, e ainda, que faltam ações de caráter preventivo para combatê-lo. De acordo também com os pilares da Universidade Federal do Paraná, relacionados à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é apresentado o Projeto-piloto,intitulado: "Projeto Eu Pertenço!", que vislumbra a proposta de estabelecer o diálogo permanente entre as diferentes Redes, dentre elas, as governamentais, espontâneas e organizações da sociedade civil, no intuito de mobilizar profissionais, famílias e comunidades para a identificação e o mapeamento de crianças e adolescentes e suas famílias, que sinalizam vulnerabilidades e também as que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. O projeto-piloto visa desenvolver ações preventivas e propulsoras de fatores de proteção relacionados à permanência e ao desempenho escolar, assim como à garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this study was to identify and analyze the pedagogical-social referrals adopted by educators and other professionals working in the Governmental Protection Network of the Curitiba Municipal Education Network to cope with schooldropout. The research methodology is based on the exploratory research procedures in the database on the page of the UFPR Pedagogy course and in the SCIELODatabase. In a temporal cut-off between the years 2013 and 2018, these references brought an initial understanding of the concepts of safety net and the pedagogic performance. The theoretical foundation and methodological construction were based on the authors (LUNA, 1997), (MORAES, LA TORRE, 2006) and (MORIN,2015); and the study by GONÇALVES and GUARÁ (2010) confirms the conceptualization of networks. For the construction of research instruments, the authors were based on (MARCONI AND LAKATOS, 1999) and (SZYMANSKI, 2018).In understanding and processing the data, the principles of qualitative research were used (LUDKE AND ANDRÉ, 1986). Based on the object of study, three research protocols were constructed, two reflective interviews developed with pedagogues and a questionnaire answered by professionals working in social assistance, health and the tutelary council. From the answers of the professionals, the active and qualified listening, we performed the analysis of the results obtained and from them were identified some pedagogical-social referrals, already adopted by the professionals, who make up the Government Protection Network, such as: 1 ) the importance of family performance in the school life of children and adolescents, 2) the school performance, and also 3) the relevance of the articulated work in the Protection Network. From the results obtained it was concluded that school dropout is related to the conditions of personal and social vulnerability in which children and their families are subjected and the complexity of the roles of family and state in the protection and guarantee of the fundamental rights of children. and adolescents, and yet, that preventive actions are lacking to combat it. Also according to the pillars of the Federal University of Paraná, related to the inseparability between teaching, researchand extension, the Pilot Project is presented, entitled: "I Belong Project!", Which envisions the proposal to establish a permanent dialogue between the different Networks, including governmental, spontaneous and civil society organizations, in order to mobilize professionals, families and communities to identify and map children and adolescents and their families, which signal vulnerabilities and also those who are out of school or at risk of dropping out. The pilot project aims to develop preventive and propelling actions for protective factors related to school permanence and performance, as well as guaranteeing the fundamental rights of children and adolescents | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência a menores | - |
| Título: dc.title | Encaminhamentos pedagógico-sociais adotados pela rede de proteção governamental em atenção às criançpas e adolescentes para o enfrentamento do abandono escolar : diálogos com a rede da Regional Cajuru do município de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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