Como a E. M. Pilarzinho melhorou o desempenho escolar dos seus alunos diante da vulnerabilidade social da comunidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFilizola, Roberto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Cassiana Cordeiro de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:55:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:55:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85433-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Filizola-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por propósito investigar a Escola Municipal Pilarzinho e seu desempenho atual na Rede Municipal de Educação de Curitiba, tendo em vista analisar os resultados do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ocorrido em 2017. Buscou-se associar a questão da vulnerabilidade social do bairro que a escola e a comunidade estão inseridas, comas mudanças ocorridas no desempenho da escola nos últimos anos no bairro. Sendo assim, o estudo tem como objetivo principal, analisar e refletir como uma escola inserida em uma região de vulnerabilidade social exerce um trabalho pedagógico estratégico ofertando também o ensino integral de grande procura e qualidade. Além do levantamento bibliográfico, a metodologia de pesquisa envolveu uma entrevista realizada com a diretora da instituição e observação etnográfica. Isso permitiu o acesso às informações que mostram como se dá a relação entre comunidade e escola, através do olhar crítico da gestão-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work aims to investigate the Pilarzinho Municipal School and its current performance in the Municipal Education Network of Curitiba, in order to analyze the results of the last IDEB (Basic Education Development Index), which took place in 2017. We sought to relate the issue of social vulnerability of the Neighbourhood in which the school and the community are inserted with the changes that have taken place in the school 's performance in recent years in the Neighbourhood. So, the study has as its main objective to analyze and to reflect how a school inserted in a region of social vulnerability exerts a strategic pedagogical work, also offering an integral teaching of great demand and quality. In addition to the bibliographical survey, the research methodology included an interview with the school 's Director and ethnographical observation. This allowed access to information that shows how the relationship between community and school occurs, through the critical view of management-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Qualidade-
Título: dc.titleComo a E. M. Pilarzinho melhorou o desempenho escolar dos seus alunos diante da vulnerabilidade social da comunidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.