A fotografia nas pesquisas de ensino de ciências e biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Robson Simplicio de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorGaspar, Rafaella Stoeberl-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85430-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85430-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Robson Simplício-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo baseado no uso da fotografia para o ensino de ciências e biologia no ensino regular vem crescendo lentamente, pois ainda se considera difícil encontrar artigos e trabalhos que falem especificamente sobre isso. Para obter os resultados e responder a questão do trabalho "como a fotografia aparece nas produções de Ensino de Ciências e Biologia?", fizemos um levantamento bibliográfico e buscamos artigos relacionados ao tema "fotografia e ensino de ciências" em periódicos e para a análise utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Nas publicações encontradas, é possível observar o grande diferencial que a fotografia pode proporcionar para a educação de modo geral e em específico no ensino de ciências, pois professores a têm como uma das principais ferramentas visuais sendo já comprovado a grande melhoria do aprendizado dos alunos quando se tem uma imagem fotográfica acompanhando textos. Porém, muito além do caráter instrumentalista da fotografia, vimos que a ela possibilita uma atitude sensível ao mundo que se apresenta àquele que fotografa, gerando uma sensibilidade-estética em quem observa, além disso, a fotografia é um exercício e uma experiência de atenção ao outro, tendo um caráter ético, pois considera o diferente. É uma experiência sensível ético-estética-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleA fotografia nas pesquisas de ensino de ciências e biologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.