
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Irineu, Ana Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85414 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85414 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa aborda o tema da participação infantil a partir dos estudos danova sociologia da infância, que considera a criança enquanto ator social e a infânciaenquanto construção social e categoria geracional, a fim de identificar de que modose dá a participação das crianças na creche. O trabalho recorre à conceituação daparticipação a partir de autores como Bordenave (1994), Fernandes (2005), Trevisan(2014) e Tomás (2007), compreendendo a participação infantil como um direito e umprocesso que leva em consideração a acolhida dos interesses, das particularidades eda ação das crianças. Considerando a etnografia como metodologia útil para o estudoda infância (JAMES; PROUT, apud COUTINHO, 2010), foi realizada uma investigaçãode aproximação etnográfica em um Centro Municipal de Educação Infantil localizadono bairro Abranches, em Curitiba. A partir de um levantamento na plataforma SciELOe no Banco de Teses e Dissertações da Capes, onde foi encontrado um pequenonúmero de trabalhos acerca da participação infantil realizados com bebês e criançasbem pequenas, optou-se por realizar a investigação com um grupo de crianças entre1 ano e 3 meses a 2 anos e 3 meses de idade no início da pesquisa (novembro de2018). Também foi realizada um grupo focal com três professoras da instituição, a fimde compreender o que os adultos entendem por participação infantil. A pesquisa decampo foi realizada por meio da observação participante, com uso do caderno decampo, em dois momentos e com duração de cinco meses, com início em novembrode 2018 e uma pausa em dezembro do mesmo ano, e com retorno em abril de 2019sendo finalizada em junho de 2019. As análises dos dados indicam que as relaçõesna creche são marcadas por constrangimentos estruturais que impactam tanto nacompreensão das professoras acerca da participação infantil, quanto na própriaparticipação das crianças. Foi possível identificar também situações tanto em que ascrianças reivindicam o direito à participação quanto momentos em que os adultosacolhem a participação desses sujeitos, indicando que o contexto da creche émarcado também por paradoxos e rupturas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creches - Curitiba (PR) | - |
| Título: dc.title | Participação dos bebês e das crianças bem pequenas no contexto de uma creche pública em Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: