Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hegeto, Léia de Cássia Fernandes, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Born, Ana Carolina Afonso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85413 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85413 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a).Léia Hegeto | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente investigação tem o objetivo de revelar como pedagogas que atuam noEnsino Médio enxergam a questão da indisciplina em meio ao ambiente escolar. Apesquisa foi realizada em uma escola localizada na região central de Curitiba, noestado do Paraná. Foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa baseada nasperspectivas de Gil (2007). Para tanto, foi aplicado um questionário com trêspedagogas para compreender a visão que elas possuem sobre a indisciplina escolar,o papel que elas exercem na escola e os possíveis encaminhamentos paraminimização deste problema. O estudo partiu da leitura de autores como: Saviani(1985 e 2012), Dayrell (1992), Kuenzer (2010), Frigotto (2009), Vasconcellos (2004),Oliveira (2009). As leituras e referenciais pesquisados, possibilitaram compreender osdesafios enfrentados pelos pedagogos na busca de soluções para resolver aindisciplina no cotidiano escolar. Os resultados apresentados revelaram que para aspedagogas entrevistadas o seu papel está relacionado com a mediação de ensino eaprendizagem, a indisciplina está relacionada ao comportamento do aluno e que odiálogo é uma das formas mais eficazes de se resolver os casos de indisciplina dentroe fora de sala de aula | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to reveal how pedagogues that works in high schools see the issueof indiscipline inside the school environment. The research was done in a schoollocated in the center region of Curitiba, state of Paraná. A qualitative methodology wasused based on Gil (2007) perspectives. It was also applied a questionnaire with threepedagogues to understand their opinion about school indiscipline, the role they play inthe school and possible solutions to minimize this problem. The study started byreading some authors: Saviani (1985 e 2012), Dayrell (1992), Kuenzer (2010), Frigotto(2009), Vasconcellos (2004), Oliveira (2009). The readings and referencesresearched, made it possible to understand the challenges faced by pedagogues tryingto find solutions to solve the issue of indiscipline in school life. The presented resultsrevealed that for pedagogues interviewed, their responsibility is related with themediation of teaching and learning, the indiscipline is related to the behavior of thestudents and the dialogue is one of the most effective way to solve the cases ofindiscipline inside and outside the classroom | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atitudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo frente à questão da indisciplina escolar no âmbito do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: