Um olhar pedagógico para a orientação profissional e os colégios de ensino médio : um estudo sobre percepções e diferenças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Luani de Liz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Aimée Gabriele do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:02:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:02:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85412-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85412-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Luani de Liz Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre as questões referentes a Orientação Profissional e o trabalho do pedagogo nos colégios de ensino médio. Para possibilitar esse debate a metodologia utilizada se deu através de entrevistas estruturadas com pedagogas e pesquisas realizadas com alunos de 1o, 2o e 3o ano em dois colégios de ensino médio em Curitiba, um da rede pública de ensino e outro da rede privada de ensino. Além conceituar com base em autores os assuntos inerentes a temática central do texto. Discute-se sobre a formação do pedagogo no Brasil, o novo ensino médio, a nova Base Nacional Comum Curricular, a juventude, as teorias relativas a Orientação Profissional, as concepções de currículo e do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa se mostram significativos para pontuar fortalezas e limites da atuação do pedagogo frente a Orientação Profissional, proporcionando, desta forma, uma relevante reflexão para o aperfeiçoamento deste processo-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present academic work aims to dialogue on issues related to CareerGuidance and the responsabilities of the pedagogue in high schools. To enable thisdebate, the methodology used was through structured interviews with pedagogues andresearch conducted with students from 1st, 2nd and 3rd grades in two high schools inCuritiba, one from the public school and the other from the private school. Besides, theconcepts was based on authors that discuss issues inherent to the central theme ofthe text. It discusses the academic formation of the pedagogue in Brazil, the newproject of high school, the new Common National Curriculum Base, the youth, thetheories related to Career Guidance, the conceptions of curriculum and the world ofwork. The results of the research are pertinent to point out strengths and limits of thepedagogue's performance in relation to Career Guidance, thus, providing a relevantreflection for the improvement of this process-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação profissional-
Título: dc.titleUm olhar pedagógico para a orientação profissional e os colégios de ensino médio : um estudo sobre percepções e diferenças-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.