Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Borato, Ana Débora Popovicz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85410 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Tania Stoltz | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem enfoque piagetiano e investiga contextos interativos desfavorecidos.Piaget (1994) ressalta que há formas distintas de justiça, das quais ele destaca adistributiva, que prevê a igualdade; retributiva, com proporção entre o ato e asanção; imanente, caracterizada por castigos vindos da natureza; e equitativa, queconsidera as singularidades de cada sujeito. O estudo tem como objetivo geralinvestigar o desenvolvimento da noção de justiça em crianças de 6, 8 e 10 anos decontextos socioeconômicos desfavorecidos. E específicos: perceber semelhanças ediferenças entre as investigações realizadas por Piaget e as atuais; entender comoas crianças agem e o que consideram justo e injusto; verificar qual é a noção dejustiça, de maneira mais geral, predominante nas crianças. As nove entrevistasforam feitas em uma escola periférica da região metropolitana de Curitiba. Para ametodologia de pesquisa utilizou-se o método clínico, em que se apresentam contrasugestões, de acordo com a resposta espontânea da criança. A análise das quatrohistórias dilema foi realizada por meio da transcrição das entrevistas ecategorização, de acordo com a noção de justiça. Como resultados, percebe-se aausência da justiça imanente, a equitativa começa a apresentar indícios,especialmente nas crianças de 8 e 10 anos, a retributiva está relacionada àobediência, e a distributiva está presente em praticamente todas as entrevistas.Sendo assim, nota-se semelhanças com os estudos de Piaget (1994), pois esseconsidera que até aproximadamente 8 anos a criança possui justiça subordinada àautoridade adulta. Porém, há vestígios dessa justiça até mesmo aos 10 anos, o queindica a primazia da heteronomia. Além disso, verifica-se um aumento da equidadeconforme a idade, o que permite aproximação com estudos de Sampaio, Camino eRoazzi (2007). Por fim, conclui-se que os participantes da pesquisa, de maneirageral, demonstraram ser importante retribuir quem é obediente e distribuir demaneira igual, tanto as tarefas quanto alimentos, além de quase a totalidade dosparticipantes citar, em algum momento, a obediência à autoridade adulta,independente do que acham justo | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research has a Piagetian approach and investigates disadvantaged interactivecontexts. Piaget (1994) points out that there are distinct forms of justice, of which hehighlights the distributive, which provides for equality; retributive, with proportionbetween the act and the sanction; immanent, characterized by punishment fromnature; and equitable, which considers the singularities of each subject. The studyaims to investigate the development of the notion of justice in children of 6, 8 and 10years of disadvantaged socioeconomic contexts. And specific: to perceive similaritiesand differences between Piaget's investigations and current ones; understand howchildren act and what they consider fair and unfair; to verify what is the notion ofjustice, more generally, predominant in children. The nine interviews were conductedin a peripheral school in the metropolitan region of Curitiba. For the researchmethodology we used the clinical method, in which they are against suggestions,according to the spontaneous response of the child. The analysis of the four storydilemma was performed by transcribing the interviews and categorizing themaccording to the notion of justice. As a result, there is the absence of immanentjustice, equitable begins to show evidence, especially in children of 8 and 10 years,retributive is related to obedience, and distributive is present in virtually all interviews.Thus, there are similarities with the studies of Piaget (1994), because he considersthat until approximately 8 years old the child has justice subordinated to adultauthority. However, there are traces of this justice even at the age of 10, whichindicates the primacy of heteronomy. In addition, there is an increase in equityaccording to age, which allows approximation with studies by Sampaio, Camino andRoazzi (2007). Finally, it is concluded that the survey participants, in general,demonstrated that it is important to repay those who are obedient and to distributeequally tasks and food, and almost all participants cite obedience at some point. toadult authority, regardless of what they think is fair | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Formação | - |
Título: dc.title | A noção de justiça entre crianças em contexto interativo desfavorecido | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: