Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ormeño, Gabriela Reyes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Agatha Francine de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85409 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85409 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Reyes Ormeno | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os poucos estudos que existem sobre crianças que tem seus pais ou mãesprivados de liberdade apontam que elas tendem a ter seu desenvolvimento físico,psicológico e social comprometido. Em busca de visibilidade para estas crianças,o presente trabalho tem como objetivo apontar as situações de risco e proteçãovivenciadas por crianças que visitam seus pais ou mães encarcerados noComplexo Penal de Piraquara. Situações essas causadas tanto pelosistema/Estado, quanto por seus cuidadores legais, que os acompanham nesseprocesso de entrada no presídio. Baseado nisso, foi realizado uma pesquisa decampo, com auxilio de voluntárias, para a compreensão de quais são estassituações, como e com que frequência elas ocorrem. Foi percebido durante asobservações nos dias de visita que as mesmas estão expostas a mais de 30comportamentos de negliência, desgaste e agressão e apenas 15comportamentos protetivos. Desta forma embora seja importante o vínculo comseus genitores, os processos pelos quais são submetidos, somado às condiçõesque estão sendo expostos e à forma como são tratados, acabam nãocompensando e deixando marcas, possivelmente permanentes, nas vidas denossas crianças | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The few studies that exist about children who have their parents with state-assisted freedom indicate that they tend to have their physical, psychological andsocial development compromised.In search of visibility for these children, this paper aims to point out the riskand protection situations experienced by children visiting their incarcerated fathersor mothers in the Piraquara Penal Complex. These situations are caused by boththe system / state and their legal caregivers, who accompany them in this processof entering the prison. Based on this, a field research was conducted, with the helpof volunteers, to understand what these situations are, how and how often theyoccur. The idea is to show that, although it seems important to bond with theirparents, the processes by which they are submitted, added to the conditions beingexposed and the way they are treated, end up not compensating and leavingmarks, possibly permanent, in the lives of their parents. our children | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filhos de prisioneiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filhos de criminosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Título: dc.title | Crianças que visitam pai ou mãe encarcerados : descrição do dia da visita | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: