Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catapan, Márcio Fontana, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Pablo Deivid, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Lucas Gregory Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85397 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Márcio Fontana Catapan | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Valle | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura. Defesa : Curitiba, 08/12/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 75-82 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nos últimos anos, o metaverso tem atraído enorme atenção de todo o mundo com o desenvolvimento de tecnologias relacionadas, como a realidade virtual (RV). Aplicações de metaverso em realidade virtual imersiva, proporcionam experiências partilhadas onde os usuários podem comunicar e interagir no mesmo espaço virtual. Entretanto, o crescimento do metaverso ainda está começando, com grande potencial de melhoria. Quanto a isso, a indústria já chegou avançar a discussão, acompanhada de investimento febril, mas há poucas discussões sobre este assunto no meio acadêmico para orientar cientificamente seu desenvolvimento, principalmente quando se trata na aplicação de treinamentos na indústria. Desta maneira, esta pesquisa propõe uma metodologia de desenvolvimento de metaverso em realidade virtual imersiva com foco em treinamentos industriais. Através da metodologia desenvolvida, foi elaborado um metaverso multiplataforma com o intuito de simular um treinamento industrial, validando a metodologia proposta. Foi criado um questionário para validar com outros desenvolvedores se a metodologia que foi desenvolvida nesta pesquisa está compreensível. A metodologia foi enviada junto com o questionário desenvolvido para 7 voluntários que trabalham utilizando motores de jogos. Como resultado, foi possível analisar que até os desenvolvedores com baixa experiência compreenderam o que foi passado na metodologia, demonstrando que com apenas 6 meses de contato com a ferramenta Unreal Engine já é possível desenvolver metaversos imersivos com foco em treinamentos industriais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In recent years, the metaverse has attracted enormous attention from around the world with the development of related technologies such as virtual reality (VR). Metaverse applications in immersive virtual reality, provide shared experiences where users can communicate and interact in the same virtual space. However, the growth of the metaverse is just beginning, with enormous potential for improvement. As for this, the industry has already advanced the discussion, accompanied by feverish investment, but there are few discussions on this subject in academia to scientifically guide its development, especially when it comes to the application of training in the industry. Thus, this research proposes a methodology for developing a metaverse in immersive virtual reality with a focus on industrial training. Through the methodology developed, a multiplatform metaverse was elaborated with the purpose of simulating an industrial training, validating the proposed methodology. A questionnaire was created to validate with other developers if the methodology that was developed in this research is understandable. The methodology was sent along with the developed questionnaire to seven volunteers who work using game engines. As a result, it was possible to analyze that even developers with little experience understood what was passed in the methodology, demonstrating that with only 6 months of contact with the Unreal Engine tool it is already possible to develop immersive metaverses focused on industrial training. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de metodologia para criação de metaverso imersivo com foco em treinamentos industriais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: