
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Venturi, Tiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Mariana Ventura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85389 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85389 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Tiago Venturi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As fake news estão a cada dia mais frequentes no cotidiano das pessoas, com argumentos convincentes, são fenômenos de ordem mundial. Uma forma das pessoas conseguirem refutar fake news é por meio de processos de alfabetização científica nas escolas. O objetivo deste estudo é identificar quais discussões sobre fake news podem ser integradas ao Ensino de Biologia, em temas e conteúdo que fazem parte do currículo escolar. Para realizar a pesquisa, foi criado um estudo de caso, com o conteúdo de protozoários, que está no currículo escolar, que foi utilizado durante a regência em uma aula de biologia, para os alunos do 2º ano do ensino médio. A pesquisa foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Biologia, portanto, foi caracterizada como uma pesquisa participativa na formação de professores. Como resultados deste estudo refletiu-se sobre os limites e possibilidades de discutir fake news em contexto escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
| Título: dc.title | Fake news no ensino de biologia : narrando uma vivência formativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: