
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baldan, Luciola Thais, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Kaiser, Monica Andressa Hein | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85387 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85387 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Lucíola Thais Baldan | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Uma das principais barreiras para o ensino inclusivo é a falta de alternativas didáticas que auxiliem os profissionais da educação nesta tarefa. Levando em consideração essa premissa, o objetivo geral deste trabalho, é apresentar aos professores, alternativas didáticas para trabalhar conteúdos de ciências e biologia com alunos com TEA. A pesquisa foi realizada através de um levantamento de dados que foi feito inicialmente pela Plataforma CAPES, realizando pesquisa de artigos publicados nos últimos 10 anos por meio de pesquisa com palavras chaves, que foram: "ciências E TEA", "biologia E TEA", "ciências e biologia E TEA"; "ciências E autismo", "Biologia E autismo", "ciências e biologia E autismo" e as mesmas palavras em inglês e em espanhol. Complementando a busca, foi realizada uma pesquisa em 42 periódicos digitais de educação. Nesta pesquisa foram encontrados 11 artigos, onde todos trabalham com atividades didáticas no ensino de ciências e biologia, sendo quatro estudos de caso, quatro oficinas didáticas e três propostas de atividades. No trabalho são apresentadas diferentes sugestões para cada artigo, em que o professor poderá adaptar para seus alunos. As sugestões são várias, entre ideias de adaptação da atividade em si, ou dicas para complementar as atividades com jogos online, Realidade Aumentada, sugestões de aplicativos e sites. Durante as pesquisas e leituras realizadas ao decorrer deste trabalho, foi possível concluir que cada aluno TEA possui suas singularidades e que essas devem ser levadas em conta no processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do espectro autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciencias | - |
| Título: dc.title | Materiais didáticos alternativos para o ensino de ciências da natureza para estudantes com autismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: