Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Mônica Morales | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85386 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Roberta Chiesa Bartelmebs | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : As narrativas autobiográficas são uma forma de investigação que possibilitam inúmeras reflexões diante das interações sociais que circundam a formação profissional docente. Portanto o objetivo do trabalho foi relatar por meio da narrativa de uma professora em formação no ensino de Biologia, as dificuldades enfrentadas ao se deparar em sala de aula com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inicialmente o texto aborda informações fundamentais a respeito da legislação inclusiva e aspectos cognitivos dos jovens autistas. Em seguida discorre sobre as experiências vivenciadas desde o processo de escolarização até o ensino superior, que são pontos fortes da reflexão, visto que essas fazem parte da construção do perfil profissional. Com base na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, proposta por Vygotsky, juntamente com os benefícios do trabalho colaborativo, busco atrelar as narrativas autobiográficas as tentativas de desenvolver uma atividade que estabeleça não apenas a compreensão do conteúdo, mas também que propiciem a interação social favorecendo a inclusão. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Título: dc.title | Narrativa autobiográfica da experiência docente : ensino de Biologia para alunos autistas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: