Modelagem numérica para decisão frente a derramamento de óleo no Porto de Paranaguá - PR

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Autor(es): dc.contributorKirinus, Eduardo de Paula, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorKobiski, Bruno Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85379-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eduardo de Paula Kirinus-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de E studos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Na medida em que o mundo se moderniza, cresce a necessidade de transporte de cargas e o uso da navegação. Um dos principais sistemas de transporte hoje se configura no modal aquaviário, que carrega consigo um grande potencial de poluição do ambiente aquático. Frente aos possíveis impactos causados por derrames acidentais de óleo, o objetivo deste trabalho é facilitar a tomada de decisão frente a eventos de derrame de óleo na área do porto de Paranaguá, através do uso de modelagem numérica. Sendo assim, foram utilizados os modelo numéricos TELEMAC 3D e ECOS acoplados para simular a hidrodinâmica e o transporte advectivo do óleo além das suas propriedades de intemperismo na região portuária de Paranaguá. Dois cenários de derrame hipotético foram avaliados e os resultados mostraram que o vento foi a principal forçante capaz de direcionar o espraiamento da pluma, que atingiu locais com alta sensibilidade ambiental. Parâmetros de intemperismo foram modelados com limitações, como evaporação e emulsificação do óleo, a partir do derramamento. Por fim, o modelo desenvolvido conseguiu simular a área de estudo e seus padrões hidrodinâmicos com qualidade oferecendo resultados importantes para possível uso para a tomada de decisões frente a derrames de óleo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectDerramamento de óleo-
Título: dc.titleModelagem numérica para decisão frente a derramamento de óleo no Porto de Paranaguá - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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