
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Cristina de Araújo, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Viviane de Lara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85371 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Cristina de Araújo Lima | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O crescente processo de urbanização incentivado pelo modo de produção capitalista tem gerado sérios conflitos entre natureza e interesses da sociedade. A concepção de natureza subjugada ao homem tem sido substituída, no decorrer das últimas décadas, pelo conceito de desenvolvimento sustentável, que prevê a melhoria da relação entre interesses humanos e capacidade ambiental. Tendo como premissa uma concepção interacionista entre homem e natureza, esse trabalho busca fundamentar uma intervenção, instrumentada pelo Desenho Urbano-Ambiental, em áreas centrais urbanas com o objetivo de qualificação ambiental, focada no aumento da permeabilidade do solo urbano. As áreas impermeáveis da cidade interferem no ciclo hidrológico, comprometendo a qualidade dos recursos hídricos e potencializam as enchentes. Sendo os centros principais das cidades áreas densamente construídas e impermeabilizadas, buscou-se um diagnóstico do Centro de Curitiba e fundamentação teórica e técnica para uma intervenção nessa área. As diretrizes para tal intervenção levam em conta os aspectos do suporte natural da área e aspectos sociais, como uso, função e valor simbólico | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (2 arquivos) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drenagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia hidráulica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crescimento urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura sustentável - Curitiba (PR) | - |
| Título: dc.title | Desenho urbano-ambiental : bases projetuais para o aumento de área permeável no Centro de Curitiba-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: